A Caixa Econômica Federal fez um anúncio que surpreendeu muitas pessoas nessa quinta-feira, 20 de maio. Um pouco na contramão do que está acontecendo com outros bancos, ela disse que vai abrir 130 unidades até o fim do ano.

O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. A explicação para a abertura dessas agências enquanto outros bancos estão fechando algumas das suas, é que a Caixa pretende voltar sua atenção um pouco mais para o agronegócio.

Ao todo, 79 unidades serão para atendimento ao público geral e 51 unidades serão especializadas em agronegócio. Elas começarão a funcionar em 128 municípios e, dessa forma, o banco passará a atuar em todas as cidades com mais de 40 mil habitantes.

Por região

Na região Centro-Oeste, a Caixa abrirá 20 unidades: uma no Distrito Federal; cinco em Goiás; sete no Mato Grosso e sete no Mato Grosso do Sul. No Nordeste, serão abertas 43 unidades: três na Bahia; 10 no Ceará; 19 no Maranhão; uma na Paraíba; oito em Pernambuco e duas no Piauí.

Na região Norte, são 33 novas unidades: sete no Amazonas; 23 no Pará; duas em Rondônia e uma em Tocantins. Serão inauguradas 20 unidades no Sudeste: uma no Espírito Santo; oito em Minas Gerais; nove em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Na região Sul, a rede de atendimento ganhará 14 unidades: sete no Paraná; duas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul.

Segunda expansão

Essa é a segunda expansão da rede de atendimentos da Caixa anunciada neste ano. Em janeiro, o banco havia anunciado a criação de 75 unidades em todo o país, com prioridade para o Norte e o Nordeste.

Com a expansão, a Caixa totalizará 4,3 mil unidades próprias, entre agências e unidades especializadas de atendimento. Além disso, o banco tem 8.985 correspondentes bancários; 13.226 unidades lotéricas, duas agências-barco e oito agências-caminhão, o que somará mais de 26 mil pontos de atendimento físico.

Com informações Agência Brasil.