Na última terça-feira, 7 de junho, o Carrefour Brasil confirmou a compra do Grupo Big. Com isso, a integração das empresas deve ser finalizada em até 18 meses, conforme o presidente executivo da rede de hipermercados francesa no Brasil, Stéphane Maquaire.

Em suma, o acordo de compra de R$ 7,5 bilhões foi firmado em março de 2021. Ele teve a aprovação com restrições pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no final de maio de 2022.

O negócio envolve as 388 lojas de várias marcas do grupo Big, antiga Walmart Brasil, como a rede Sam’s Club. Abaixo, confira todos os detalhes da negociação.

Carrefour conclui a compra do Grupo Big

O Grupo Carrefour é o maior do varejo no Brasil. Atualmente, ele tem 722 unidades —incluindo o Atacadão, braço do segmento de atacarejo que fará a comrpa do Big mediado pela Advent International.

De acordo com a Maquaire, as marcas conhecidas pelo público brasileiro deverão ser mantidas. A compra foi realizada 70% em efetivo, e 30% em novas ações (116,8 milhões) do Carrefour Brasil (CRFB3).

Conforme uma nota do Carrefour Brasil, o acordo consolida o grupo como líder "indiscutível do setor" no país. "Serão mais de 150 mil colaboradores e 1.000 pontos de vendas, reforçando a complementaridade geográfica, um dos pontos centrais dessa transação", diz o comunicado.

Ademais, o texto também cita alterações na estrutura de governança no board do conselho de administração. Deve haver o aumento de 9 para 13 vagas, sendo 3 independentes.

Além disso, o empresário Abílio Diniz, dono de 7,2% do capital da empresa por meio da Península, recebeu a indicação para a vice-presidência do grupo, que será comandado pelo presidente-executivo do Carrefour global, Alexandre Bompard. As alterações ainda devem ser aprovadas pela assembleia geral extraordinária do conselho, que deve ocorrer em julho.

Durante uma conferência por telefone, Bompard disse que o grupo tem lojas em todos os Estados e "está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente". Bompard ainda definiu o negócio como um "movimento estratégico". É dito isso, pois agora, Carrefour tem 25% do setor no mercado do Brasil.