Após a oferta pública inicial (IPO) e estreia na bolsa de valores brasileira em julho, a CBA (CBAV3) anunciou que foi firmado em 3 de novembro um contrato para aquisição de 80% da Alux do Brasil Indústria e Comércio Ltda., grande produtora de alumínio secundário, por um valor de R$ 110 milhões.

Segundo o documento divulgado ao mercado pela Companhia Brasileira de Alumínio, a CBA, em 4 de novembro, o contrato assinado prevê também uma opção de compra para aquisição dos 20% do capital social da Alux restantes, operação essa que poderá ser realizada só após três anos contados da conclusão da operação.

Agora, para a aquisição da Alux ser finalizada, é necessário o cumprimento de etapas naturais a esse tipo de operação, o que inclui a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.

CBA entrará em novo segmento de mercado com a Alux

Segundo o documento divulgado, a Alux está entre os maiores fornecedores de ligas secundárias de alumínio do Brasil e assim, com a aquisição da empresa, a CBA conseguirá entrar nesse novo segmento de mercado e ainda aumentar sua capacidade de produção de alumínio reciclado.

Ademais, além do viés operacional, com a compra da Alux a CBA reforçará suas ações ESG no mercado, tendo em vista as características sustentáveis que envolvem o alumínio reciclado, também chamado de secundário. Veja o que disse a Companhia sobre o assunto:

"O alumínio é um dos materiais de escolha para um mundo mais sustentável e tem como característica ser infinitamente reciclável, sendo que o consumo de energia para reciclar o alumínio é bastante inferior comparado à produção de alumínio primário.

Esta transação está alinhada com o propósito da CBA de prover soluções em alumínio que transformam vidas, além de reforçar a estratégia ESG da Companhia, uma vez que a operação também incentiva a economia circular e contribui para a produção de alumínio com pegada de carbono cada vez menor, em linha com o objetivo da CBA de reduzir 40% de suas emissão até 2030."

- Veja o documento sobre a aquisição da Alux pela CBA.

Um pouco sobre a Alux do Brasil

Sediada na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo, a Alux é uma indústria focada na produção de alumínio reciclado, sendo considerada uma das maiores fornecedoras de alumínio secundário do Brasil através de uma capacidade produtiva de 46 mil toneladas do material por ano.

Segundo o documento divulgado pela CBA, a Alux foi fundada em 2002 e já produziu mais de 400 mil toneladas do metal ao longo de sua jornada, relacionando-se com vários setores da economia, como o automotivo e a construção civil.

A empresa já conquistou os certificados ISO 9001 e ISO 14001, comprovando um cumprimento aos padrões internacionais de qualidade e sustentabilidade ambiental.

"Todo o processo produtivo da liga de alumínio secundária é gerenciado pela Alux do Brasil. Desde o nosso compliance no recebimento dos materiais a serem reciclados até a entrega do produto ao cliente. Assim podemos garantir prazos de entrega eficientes, alto padrão de qualidade e rendimento metálico maior", explica a Alux em seu site.

CBA divulgará resultados do 3T21 na segunda, 8

Quanto à CBA que está listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) com a ação CBAV3 desde julho, serão divulgados em 8 de novembro, próxima segunda-feira, após o fechamento do mercado, os relatórios de resultados registrados pela companhia no terceiro trimestre de 2021 (3T21).

Segundo o calendário corporativo, a CBA irá realizar a teleconferência de apresentação dos resultados no dia seguinte (9), a partir das 10h no horário de Brasília.