Com a proximidade do fim do ano, começa também a ansiedade pela chegada das férias. Em suma, é muito natural querer relaxar de alguma forma durante esse período. Entretanto, a grande pergunta é: como economizar entre os presentes de natal, ano novo e viagens?

Para muitas famílias, o mês de dezembro é sinônimo de férias e bons momentos com a família. Entretanto, se não houver um planejamento financeiro, fica difícil aproveitar o período.

Os presentes de Natal e os gastos de fim de ano podem estourar o orçamento de qualquer pessoa. Existem também, aqueles que usam essa época do ano, como desculpa para gastar sem controle. As festas de fim de ano, costumam ser o momento em que as pessoas cometem muitos erros financeiros.

Diante disso, para garantir que as férias sejam dias de tranquilidade e descanso sem gastar além do orçamento, existem algumas dicas que pode te ajudar. Abaixo, confira 10 maneiras de cortar gastos, economizar nas férias, e ainda assim, se divertir.

Como economizar nas férias? Confira dicas

1. Elabore um orçamento de gastos

Antes de sair gastando com presentes, viagens, ceia de Natal, e festas de ano novo, você deve saber quanto pode gastar, para não acumular dívidas para o próximo ano, ou estragar as suas finanças de todo o ano que passou.

Sendo, assim, programe-se: faça uma lista de todas as pessoas que deseja presentear, e decida quanto gastar por pessoa. Depois de criar um orçamento, pense em quanto você quer gastar em comida, decoração e diversão nas suas férias.

Em suma, saber o quanto terá de despesas e o quanto poderá gastar, te ajuda a economizar. Além disso, a organização te fará ficar atento durante o período de festas para não estourar o orçamento.

2. Compre aos poucos e com antecedência

O brasileiro é conhecido por gostar de deixar para a última hora para comprar e organizar as coisas. Em suma, esse hábito significa pagar mais em alguns itens e também sobrecarregar o orçamento.

Sendo assim, para gastar menos, distribua as suas compras ao longo dos meses. Ou seja, faça um planejamento financeiro com antecedência, e aproveite as promoções para comprar o que você vai precisar para o final do ano.

Uma boa forma de encontrar preços bons e não perder promoções, é se inscrever para ganhar alertas de ofertas. Há vários sites e apps que fazem isso, como o Zoom, e o Buscapé, por exemplo. Dessa forma, você aproveita o melhor momento para pagar mais barato pelos produtos.

3. Se possível, viaje fora da alta temporada

No final do ano, a maioria das pessoas costuma tirar férias e viajar. Logo, tudo fica mais caro. Em suma, nesse período você vai pagar mais por passagens, hospedagem, serviços e passeios.

Sendo assim, se você puder, tire férias em outra época. É dito isso, pois você pode economizar muito fazendo a mesma coisa. Evite a alta temporada, que compreende os meses de dezembro, janeiro e julho.

4. Aprecie as programações culturais gratuitas e faça atividades ao ar livre

Ademais, você pode economizar nas férias, sem deixar de se divertir. Independente se você vai viajar ou não, certamente há atividade gratuitas para fazer onde você está.

Em geral, as prefeituras e algumas instituições culturais promovem eventos abertos ao público, em especial na época de final de ano e de férias escolares. Sendo assim, pesquise por atrações como peças de teatro, shows musicais, eventos esportivos.

Além disso, aproveite os dias de férias para visitar museus, parques, zoológicos e locais que valores de entradas mais baratos, mas que ainda assim, garantem a diversão e a economia.

Ou ainda, outra atividade gratuita e econômica que pode ser adicionada na programação das férias em família sem moderação, são os locais ao ar livre como parques, praias, banhos de piscina, piquenique, voltas de bicicleta.

5. Diversão em casa

Por fim, se você não for viajar, isso não significa que não seja possível economizar e se divertir em família. Ao invés de ir ao cinema toda semana, faça uma sessão de filmes em casa, com bastante pipoca e se divirta em casa de forma confortável e econômica.

Em suma, comer fora toda vez também prejudica o orçamento. Sendo assim, envolva as crianças nas preparações das receitas. Pode ser coisa simples, como pipoca, brigadeiro, cachorro quente, entre outros. Além de ser uma experiência interessante em família, é uma forma simples de se distrair sem gastar muito com restaurantes.