Desde sua criação em 2013, o banco digital Nubank desenvolve produtos e serviços para auxiliar com inovação para o dia a dia de seus clientes. E para continuar criando com responsabilidade e de maneira sustentável, foi criado o Compliance.

Nessa área da empresa, existe um conjunto de práticas e procedimentos que garantem que a companhia e seus colaboradores sigam leis, regulamentações e normas internas. Mas para que tudo isso ocorra de forma correta, a fintech precisa estabelecer que a Compliance irá trabalhar para proteger a empresa de riscos de conduta e regulatórios.

Como funciona o Compliance no Nubank?

Veja a seguir como funciona o Compliance do Nubank e quais suas prevenções.

O que é Compliance?

Compliance vem do verbo "to comply" da língua inglesa que, em tradução livre para o português, significa cumprir e agir em conformidade com um conjunto de regras.

Dentro do universo corporativo, o Compliance é responsável por várias atividades nas quais as empresas implementam para estar em conformidade com regulamentos internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e leis que sejam do mesmo ramo da empresa.

Como o Nubank se protege de riscos?

Dentro da instituição, todas as áreas têm a responsabilidade de mapear os possíveis riscos e desenvolver soluções para que fraudes ou outros problemas se concretizem.

O Nubank trabalha com algumas linhas de defesa, que são as seguintes:

  • Primeira linha de defesa: áreas responsáveis pelos riscos, como Marketing e Engenharia;
  • Segunda linha de defesa: estão os times de Risco, Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, tem a responsabilidade de auxiliar a primeira linha a gerenciar seus riscos e a construir políticas, procedimentos e treinamentos relacionados à defesa do Nubank;
  • Terceira linha de defesa: composta pela Auditoria Interna, responsável por auditar os processos do Nubank de maneira contínua.

      Como a área de Compliance do Nubank trabalha?

      Por ser responsável pela proteção dos riscos de conduta e regulatórios, o Compliance do Nubank mantém a agilidade para que toda a empresa possa inovar e crescer de maneira sustentável.

      O Compliance se divide em 3 times. Entenda como funciona a atuação de cada um deles.

      Time Ética: responsável pelas diretrizes de conduta do Nubank e de sua reputação. Ele garante que o Nubank seja uma empresa segura e transparente para seus clientes, funcionários, investidores e fornecedores.

      Time Compliance Regulatório: monitora a conformidade da empresa com os órgãos reguladores e autorreguladores.

      Time de Prevenção à Lavagem de Dinheiro: Conhecido como time de AML (Anti-Money Laundering), o time é responsável pela implementação de um programa global de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo, que a empresa e seus principais stakeholders (partes interessadas) tenham compromisso com o programa e questões regulatórias.

      Somente desta forma os controles internos das companhias terão seu papel levado a sério, levando as normas a serem cumpridas com seriedade e responsabilidade de todos. Desta forma, a empresa trabalha para que todos façam parte do conjunto.