Na vida financeira, existem alguns momentos em que é necessário procurar ajuda. Esse momento pode estar atrelado ao início de um negócio próprio, ao pagamento de alguma dívida, à compra de bens mais caros. E tudo isso, é necessário contratar um empréstimo para se ter esse valor.

No mercado, existem várias modalidades de empréstimos disponíveis. Cada uma para um tipo e uma necessidade de cada cliente. Uma dessas opções é o empréstimo com garantia de imóvel, que no inglês é conhecido como "Home Equity". Mas você sabe como ele funciona? Será que é vantajoso?

O que é um empréstimo com garantia?

Ele é parecido com o empréstimo pessoal, mas a diferença é que a instituição credora utiliza um bem como garantia de pagamento de quem está contratando o empréstimo, podendo ser imóvel ou automóvel. Portanto, caso as parcelas do empréstimo não sejam pagas, o bem será apreendido.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Nessa modalidade, assim que a pessoa optar pelo empréstimo com garantia de imóvel, a casa, apartamento ou estabelecimento (ponto comercial), será usado como forma de garantia pela instituição. Então, após fechar negócio, o banco passa a ficar responsável pela propriedade durante o período das parcelas.

Contudo, é possível continuar utilizando o imóvel normalmente enquanto estiver pagando, podendo alugar ou morar nele. Porém, não é permitido vendê-lo ou trocá-lo enquanto houver a dívida.

As taxas de juros são próximas de 1% ao mês (ou 12% ao ano), e os bancos podem emprestar até 60% referente ao valor do imóvel. Claro que para poder solicitar o empréstimo, é preciso ter toda a documentação do imóvel e enviá-la para a instituição, podendo haver vistorias para avaliar as condições antes que o contrato seja assinado.

Normalmente, o dinheiro é liberado em alguns dias e o cliente pode usá-lo como preferir.

Vale a pena contratar esse tipo de empréstimo?

Em algumas situações, pode ser vantajoso usar um imóvel como garantia. Alguns exemplos são:

  • Para organizar as finanças: quando se tem dívidas com juros altos, a modalidade desse empréstimo pode ser uma opção, já que ele oferece taxas mais baixas, permitindo um prazo maior de pagamento;
  • Quando o cliente possui mais de um imóvel: quando a pessoa tem mais de um imóvel em seu nome, o risco é menor, já que não precisa colocar sua única casa como garantia;
  • Para investir no seu negócio: quando se trata de empreender em um negócio próprio, a intenção é que o retorno financeiro seja de médio a longo prazo. Com isso, o cliente pagará juros baixos e parcelas que não pesem em seu bolso.

Resumindo, para aqueles que pretendem contratar essa modalidade de empréstimo, tem a vantagem de pagar taxas menores e com prazos mais longos. E por conta da garantia de imóvel, o risco que o banco assume concedendo crédito é grande. Por isso, a instituição acaba cobrando menos juros.

Fique sempre atento aos detalhes e informações que aparecerão no contrato do empréstimo, pois o que está ficando como garantia é seu imóvel.