Para comprar algum produto, são várias as formas de pagamento, como: dinheiro, boleto, cartão de crédito, cartão de débito, transferências bancárias, Pix. E saber oferecer experiências boas para seus clientes em um ambiente digital pode ser um grande diferencial para vender mais.

Por esse motivo, é importante que as empresas contem com uma solução de pagamento que tenha vantagens tanto para o lojista, quanto para seus consumidores.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, revela que o volume global de pagamentos digitais tende aumentar em mais de 80% até 2025. E como os consumidores estão utilizando cada vez mais os meios digitais como forma de pagamento, as empresas necessitam se adaptar.

Saber utilizar a ferramenta de uma solução de pagamentos ampla, ajuda a operacionalizar o seu negócio, pois quando o lojista contrata esse tipo de serviço, não precisa ter preocupações com o fluxo das transações financeiras.

Vamos entender como funciona uma solução de pagamentos e como ela pode ajudar o seu negócio.

Como funciona uma solução de pagamentos para empresas?

Esse serviço ajuda o cliente e o lojista a se interligarem para que uma venda seja feita de forma simples, ágil e com segurança.

Hoje, existem empresas que oferecem esse serviço para outras empresas que têm e-commerces ou lojas físicas. Elas fornecem todo o suporte tecnológico que tenha relação à infraestrutura de pagamentos, utilizando a tecnologia a seu favor, para que o cliente tenha mais opções na hora da compra.

Dessa forma, o cliente fica livre para escolher se pagará com mais de um cartão, se deseja utilizar boleto ou um vale alimentação, por exemplo. Todas as opções são disponibilizadas conforme a contratação do lojista.

Porém, o papel da solução de pagamentos não é somente viabilizar transações financeiras. As empresas que fornecem esses serviços também oferecem outros serviços complementares, como a segurança e proteção das informações dos clientes e a verificação de autenticidade da compra.

Mesmo que as soluções de pagamento evoluíram bastante no ambiente digital, elas também abrangem as compras físicas, como o caso das maquininhas de cartões ou aplicativos com NFC.

Quais as vantagens de uma solução de pagamentos?

Uma das vantagens que ocorre quando se disponibiliza mais opções de pagamentos e uma experiência de compra fácil para seu cliente, a tendência é que mais pessoas realizem a compra, reduzindo assim, o abandono dos carrinhos na finalização da operação.

Em 2019, a taxa de desistência de compras mundial chegou a 69,57%, segundo dados do mercado Statista. Isso corresponde a 3 de cada 10 pessoas que concluíram uma compra. A desistência tem a ver com a falta de opções de pagamentos para seus consumidores.

O que considerar antes de contratar?

Antes de fazer a contratação de uma solução de pagamentos para seu negócio, considere alguns fatores como:

Custo-benefício: Algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço podem cobrar tarifas para a implementação do sistema, além de taxas por operações (caso sejam à vista ou a prazo). Avalie se realmente sua empresa terá vantagens nessas operações.

Serviços oferecidos: outra questão para avaliar é saber quais serviços a empresa oferece. Confira se a empresa também oferece suporte técnico e segurança das suas informações.