As compras online já fazem parte da vida de muitas pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela CNDL-SPC Brasil, entre os anos de 2020 e 2021 (época em que a pandemia esteve mais forte), 91% dos internautas realizavam suas compras pela internet.

A forma de comprar online acaba se tornando muito mais cômoda, já que não há a necessidade de sair de casa. Apenas com alguns cliques é possível adquirir aquele produto ou serviço desejado. Mas mesmo com toda essa praticidade, é necessário ter alguns cuidados com o uso dessas compras.

É frequente abrir sites ou meios de comunicação e dar de cara com notícias de ataques cibernéticos nas grandes redes de varejo e sites de e-commerce nos últimos tempos. Então será que é seguro realizar compras online? O que é preciso fazer para diminuir os riscos de uma violação de segurança ou vazamentos de informações pessoais?

Primeiro, saiba que é possível, sim, comprar online com segurança. Porém, mesmo os sites de e-commerce possuindo ferramentas de proteção, ainda há o risco de elas serem alvos de ataques hackers. Por isso, cada usuário também deve tomar precauções individuais que mantenham seguros os seus dados.

Abaixo, confira como consultar se seus dados já vazaram e como se proteger desse tipo de situação com os sites que você acessa.

Como saber se seus dados já vazaram?

Existem muitos dados seus que podem ter sido violados, como nome, CPF e número de cartão de crédito, e que foram utilizados por cibercriminosos para cometer fraudes e golpes, se passando por você. A melhor opção é checar, de tempos em tempos, se suas informações já foram vazadas.

Alguns serviços oficiais monitoram dívidas e processos abertos em seu nome. Com eles, é possível saber se seu CPF teve consultas por empresas recentemente, quais cartões de crédito estão em seu nome e se seus dados pessoais, como e-mail ou número de telefone já foram vazados na dark web, por exemplo.

Pelo Registrato (Extrato do Registro de Informações), é possível consultar informações sobre contas em bancos ou instituições financeiras e movimentações de crédito feitas com o seu CPF, já que ele é um sistema que disponibiliza informações para os cidadãos em cadastros administrados pelo Banco Central.

É interessante ter acesso a essas informações para identificar caso tenha tido alguma tentativa de fraude, com instituições que apareçam vínculos com seus dados.

Também é possível descobrir se você teve alguma senha vazada pelo site Have i been pwned?, que mostra se sua credencial já teve violação em algum momento.

O que fazer para se proteger?

A melhor forma para se proteger em compras online é manter boas práticas de segurança, como:

  • Não use senhas repetidas. Caso você seja vítima de algum tipo de vazamento de bancos de dados, com as senhas iguais será muito mais fácil para o hacker acessar todas suas contas;
  • Caso você use a mesma senha para vários serviços (como e-mail, redes sociais e apps de banco), altere-as e coloque senhas mais fortes;
  • Sempre que realizar compras online, prefira o cartão virtual, pois ele é mais seguro e mais prático que o cartão físico, já que ele pode ser criado e excluído pelo app do seu banco ou instituição financeira com apenas alguns cliques, onde será gerada uma nova numeração;
  • Se a conta que você acessa tem a opção de dois fatores disponíveis, sempre opte por ela. Dessa forma, se sua senha for violada, ainda terá uma segunda fase de segurança para que não consigam acessar suas contas indevidamente;
  • Fique muito atento aos seus e-mails, mensagens ou ligações, já que os criminosos se passam pelos serviços de atendimento de alguma loja ou instituição que você frequenta, e com seus dados (CPF, nome e endereço), conseguem mais informações ou até valores em dinheiro;
  • Evite acessar sites ou clicar em links desconhecidos. e tiver alguma dúvida, entre em contato pelos canais de atendimento das empresas que estão disponíveis nos sites.