Quem é estudante sabe que nem sempre é possível cumprir um horário rígido de trabalho, como é o caso de um assalariado de carteira assinado. Dependendo da idade, também ainda se é muito jovem para ingressar no mercado de trabalho. Mesmo assim, toda e qualquer forma de renda pode ser uma boa opção para começar a planejar o seu futuro, ou até mesmo para comprar itens de que se gostaria.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, onde vamos te dar 5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante, seja durante o ensino fundamental, médio ou superior. Em suma, tratam-se de dicas muito simples, que dão dinheiro, e não atrapalham os estudos.

Com isso, você pode conquistar, desde cedo, uma saúde financeira desde cedo. Sendo assim, siga a leitura e aproveite as dicas.

É possível ganhar dinheiro sendo estudante?

Sim. Há meios de ganhar dinheiro sendo estudante, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Existem meios de ganhar valores compatíveis com a realidade do estudante, desde que o mesmo tenha interesse em se dedicar a uma atividade rentável durante os anos de estudo.

Além disso, é importante frisar que essa atividade não pode atrapalhar os estudos, e nem consumir muitas horas do dia do estudante. Dessa forma, você vai conseguir manter os seus estudos, e ainda ganhar uma renda extra.

Abaixo, vamos te apresentar 5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante.

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Abaixo, confira as 5 dicas que selecionamos para você:

1. Revenda de produtos

Um dos jeitos mais simples de aprender a ganhar dinheiro sendo estudante, é investir na revenda de produtos. Há diversas empresas que trabalham com vendas diretas, como fabricantes de cosméticos, lojas de perfumes, roupas, entre outros.

Os dois modelos mais comuns de parceria com essas empresas, são:

  • Venda consignada: a empresa disponibiliza o catálogo e os produtos para revenda. E assim, você recebe uma comissão de acordo com o seu desempenho;
  • Venda direta: você compra os produtos com desconto. Depois disso, revende os mesmos com uma margem de lucro, geralmente através de um catálogo.

Entretanto, é importante se atentar ao seguinte detalhe: muitas empresas exigem que a pessoa tenha pelo menos 18 anos para se cadastrar como revendedor.

2. Estágio

Nessa modalidade de emprego, você recebe uma bolsa-auxílio, e tem uma carga horária limite de 30 horas semanais, ou 6 horas diárias. Já para os estudantes da educação especial e anos finais do ensino fundamental, o limite é de 4 horas diárias (20 horas semanais).

De acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio feita pelo Nube, o valor médio da bolsa concedida aos estagiários no Brasil é de R$ 1.052,94.

3. Jovem aprendiz

Os jovens de 14 a 24 anos também podem trabalhar como jovem aprendiz. No Brasil, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens aprendizes para capacitá-los (de 5% a 15% do quadro de funcionários).

Conforme o site Vagas.com, a remuneração média do jovem aprendiz é de R$ 1.189. Diante disso, ingressar nessa categoria é uma forma de ganhar dinheiro, e aprender uma profissão.

4. Serviços autônomos

Essa é uma opção interessante para ganhar dinheiro como estudante, sem atrapalhar os horários de estudo. Você pode, por exemplo, cobrar para digitar, revisar, formatar trabalhos escolares e acadêmicos, entre outros.

Ademais, é possível fazer "bicos" como quando alguém precisa de ajuda para cuidar de uma criança, cortar a grama, limpar um salão de festas, etc.

5. Artesanato e criação

Caso você faça artesanato, ou algum tipo de atividade criativa, essa é uma das melhores formas de ganhar dinheiro sendo estudante. Se encaixam nessa opção:

  • Vender peças de tricô e crochê, produtos personalizados como camisetas com estampas exclusivas, canecas personalizadas, lenços bordados, entre outros;
  • Prestar serviços de fotografia para eventos e pessoas, ou ainda, serviços de design como cartões de visita, flyers, convites de eventos sociais, entre outros;
  • Prestar serviços de edição de vídeos de eventos e celebrações;
  • Vender ilustrações exclusivas, ou quadros com as suas pinturas.