Como desde o começo de 2020 estamos enfrentando a pandemia por conta da covid-19 e muitas pequenas empresas e microempreendedores estão enfrentando problemas econômicos. Aqueles que conseguiram manter seu negócio, ainda precisam estar em dia com os tributos cobrados pelo Simples Nacional.

Sabendo dessa realidade, o prazo para regularizar os tributos do mês de maio para micro e pequenas empresas e também para quem é microempreendedor individual (MEI) foi prorrogado pelo governo até dia 22 de novembro de 2021, já que antes seu prazo era 21 de junho. Veja abaixo como é possível deixar todas as contas em dia.

Como quitar os débitos do Simples Nacional?

Prorrogação para pagamentos

No mês de março deste ano, o Comitê Gestor do Simples Nacional entrou com a decisão de prorrogar os prazos para pagamento dos meses de março, abril e maio. Essa mudança só aconteceu como forma de apoio para as empresas que sofreram as consequências da pandemia do Covid-19.

Em decorrência dessa mudança, os pagamentos que teriam vencimentos nos meses de abril, maio e junho deste ano, tiveram um prazo maior para serem pagos a partir de julho, sendo um total de seis parcelas.

Uma outra oportunidade é que a parcela do mês de maio pode ser paga em duas vezes, a primeira dia 22 de novembro e a segunda dia 20 de dezembro.

Vamos ver como fica o calendário.

Cronograma do Simples Nacional 2021

  • Mês de março - a data original era 20 de abril de 2021 - novo prazo: 1ª parcela: 20 de julho e 2ª parcela 20 de agosto de 2021;
  • Mês de abril - a data original era 20 de maio de 2021 - novo prazo: 1ª parcela: 20 de setembro e 2ª parcela 20 de outubro de 2021;
  • Mês de maio - a data original era 20 de junho de 2021 - novo prazo: 1ª parcela: 20 de novembro e 2ª parcela 20 de dezembro de 2021.

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é uma maneira unificada para arrecadar os tributos de microempresas e empresas de pequeno porte. Aos empreendedores e microempreendedores que aderem ao regime do Simples Nacional, é preciso pagar uma guia, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

No total, são oito tributos que fazem parte do regime do Simples Nacional. Para quem aderir à proposta de adiamento, valerá para cinco deles. Veja quais estão na lista:

  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Programa de Integração e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS).

Como pagar o DAS?

Como vimos, para o empreendedor realizar o pagamento do Simples Nacional será necessário emitir o DAS, no qual é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é a guia que comprova que a pessoa optou pelo regime do Simples e que precisa quitar todos os meses.

Passo a passo de como pagar sua guia do DAS:

  1. Entre no site da Receita Federal (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual);
  2. Insira seu CNPJ completo;
  3. Clique em Emitir Guia de Pagamento (DAS);
  4. Informe o ano-calendário (neste caso 2021);
  5. Selecione o mês que você pretende realizar o pagamento;
  6. Depois clique em gerar/apurar guia. Ponto! Se preferir, salve como PDF ou realize o pagamento pelo código de barras.