Os dados de inadimplência no Brasil estão exorbitantes. É dito isso, pois de acordo com os dados levantados pelo Mapa da Inadimplência no país, estudo realizado pelo Serasa, atualmente o Brasil tem mais de 66,8 milhões de brasileiros negativados.

Ou seja, mais da metade da população adulta do Brasil está com o nome sujo e devendo dinheiro para alguém. Nesse contexto, o papel dos birôs de crédito é auxiliar os consumidores a saírem das dívidas.

Sendo assim, vamos te mostrar abaixo, como verificar se o seu nome está na lista de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa ou do Boa Vista.

O que é ter o nome sujo?

Estar com o nome sujo, ou o CPF negativado, acontece quando o sujeito não paga alguma dívida dentro do prazo determinado. A partir disso, a empresa credora cadastra o consumidor na lista de inadimplentes de algum órgão de proteção ao crédito, como o Serasa.

Entretanto, antes de ingressar nesta lista, o consumidor recebe um comunicado, seja por carta ou por e-mail eletrônico. A mensagem informa ao consumidor que ele possui uma pendência financeira com certa empresa, e o prazo em que o seu nome será adicionado no cadastro de pessoas inadimplentes. Depois desse período, a falta de pagamento leva o seu CPF a ficar negativado.

O nome sujo restringe o meu acesso a alguma coisa?

Sim. Existe uma série de restrições que acontecem quando a situação acontece. De início, é comum haver a dúvida se é possível conseguir um empréstimo, cartão de crédito, ou financiamento em alguma instituição bancária quando a pessoa está com o nome sujo.

Em suma, ter o nome sujo reduz muito o acesso a esses produtos. É dito isso, pois na análise de crédito, as instituições analisam o perfil financeiro de cada consumidor. Ao notar que as suas contas não estão em dia, a empresa entende que é perigoso ofertar crédito, e por isso, recusa o pedido.

Ademais, os consumidores com o nome sujo também podem ser impossibilitados de realizar compras parceladas, abrir uma nova conta corrente, e ter dificuldades para fazer a matrícula em instituições de ensino particulares.

Em certas situações, com valores de dívidas muito altos, o dinheiro na conta bancária do consumidor pode ser feito judicialmente para pagar débitos, bem como imóveis e veículos. Entretanto, apenas algumas empresas podem fazer esse tipo de movimentação, e precisam comunicar o consumidor com antecedência.

Como ver se o meu nome está no SPC, Serasa ou Boa Vista?

Abaixo, veja como realizar a consulta em cada um dos birôs de crédito:

1. Consulta SPC Brasil

Em suma, o trabalhador pode fazer a consulta do SPC no SPC Brasil. Entretanto, a ferramenta não é de graça, e tem um plano de R$ 16,90 para fazer a consulta das informações. Para fazer a consulta, acesse este site ou acesse o aplicativo do birô.

Ademais, vale ressaltar que a consulta permite estudar o Score de Crédito de forma gratuita. Além disso, ele disponibiliza vários informações a partir de um cadastro na plataforma.

2. Consulta Serasa

O Serasa é uma das plataformas mais populares que libera a consulta de forma gratuita através do app, ou ainda pelo site. O trabalhador vai poder acessar o site, e clicar na opção Consultar CPF grátis, assim como pode fazer um cadastro com as informações pessoais e criar uma senha de acesso.

Ao fazer o login na plataforma, o cidadão pode acessar todas as informações referentes à empresa que o negativou, com o valor e vencimento original. Além disso, você também pode usar a plataforma para renegociar as suas dúvidas, e até mesmo, consultar o score de crédito e opções financeiras.

3. Consulta SCPC Boa Vista

A consulta é de graça. Para isso, é preciso acessar o site ou app. Feito isso, basta informar o CPF no campo Você sabe qual a situação do seu CPF e Score? e efetuar um breve cadastro.

Além disso, neste site você pode ver as suas pendências, bem como a pontuação do seu Score de Crédito junto a esse órgão. Depois disso, é possível consultar o nome sujo, e ficar a par de todas as movimentações do seu CPF por meio do Boa Vista SCPC.