O score de crédito é fundamental para quem quer tirar um empréstimo pessoal ou pedir qualquer outro tipo de crédito, pois, ele é acompanhado pelos principais órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC. Ele nada mais é do que a classificação de cada consumidor de acordo com sua prática de compras e pontualidade na hora dos pagamentos. Por isso, é sempre importante manter a pontuação do seu score alta. mas como fazer isso? Neste artifo iremos ensinar como aumentar o score de crédito com algumas dicas infalíveis.

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o cálculo do score de crédito. Segue a explicação abaixo:

O score é calculado em uma escala de 1 a 1000. Dito isso, veja como é classificado:

  • 0-200: Risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: Alto Ricos de inadimplência;
  • 401-700: Médio risco de inadimplência;
  • 701-900: Baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: Risco muito baixo de inadimplência.

Mas afinal, como os órgãos de proteção ao crédito chegam nesses dados? Mais abaixo você confere o que é analisado:

  • Se há o costume de pagar as contas em dia ou se sempre são pagas com atraso;
  • A quantidade de solicitações de crédito feitas;
  • O relacionamento estabelecido entre os bancos e as financeiras;
  • A situação do CPF.

O que faz o score baixar?

Mesmo que você esteja com o nome limpo na praça, algumas atitudes podem fazer com que seu score de crédito despenque. Uma delas é atrasar o pagamento de suas contas. Outra atitude que faz com que o score baixe são os seguidos pedidos de crédito. Mesmo que seu nome não fique negativo, você perderá muitos pontos no score.

Como aumentar o score de crédito?

Ter uma pontuação baixa no score pode ser um grande problema na hora de pedir crédito, principalmente quando o consumidor quer solicitar um novo cartão de crédito. Com o score baixo, certamente o pedido é negado. mas logo mais abaixo preparamos 5 dicas para aumentar o score de crédito e que realmente funcionam.

1. Adiante o pagamento das contas

Sempre que possível, procure adiantar o pagamento dass contas que estiverem em seu nome. Pagar as contas no dia do vencimento pode ajudar, contudo, pagar antes, pode ajudar ainda mais a aumentar sua pontuação.

2. Não peça crédito sem precisar

Esta é outra dica muito importante, não peça a análise para um empréstimo pessoal ou para um novo cartão de crédito sem necessidade. A grande maioria dos consumidores solicita um novo cartão apenas para saber se seu nome está limpo ou para saber se consegue tal cartão. O que esses consumidores não sabem, é que cada vez que um cartão de crédito ou empréstimo é solicitado, pontos do score são perdidos.

É possível consultar gratuitamente o seu CPF e a pontuação do seu score através do site Serasa Consumidor e nos demais birôs de crédito, como SPC Brasil, Quod e Boa Vista.

3. Renegocie suas dívidas

Sempre procure renegociar suas dívidas, mesmo após elas caducarem. Isso porque, após os 5 anos, elas saem apenas do cadastro geral, contudo, seu nome acaba entrando no cadastro de não pagadores da empresa a qual você ficou devendo.

Assim, essas empresas acabam recusando crédito mesmo que você esteja com o nome limpo. Apesar de que isso não poderia ocorrer, muitas dessas empresas fazem.

4. Autorize ser incluído no Cadastro Positivo

Essa dica sem dúvidas é uma das mais importantes. Ativar o Cadastro Positivo é fundamental para que seu score de crédito aumente. O Cadastro Positivo foi criado para acelerar a concessão de crédito, e se tornou uma ótima opção para quem quer que o comercio, os bancos e as instituições financeiras vejam que o fluxo de pagamentos é constante e pontual.

Pelo site do Serasa Consumidor, você consegue verificar se sua inscrição já foi realizada. Senão, você pode ativar seguindo o passo a passo.

5. Sempre opte por comprar com o cartão de crédito

É preciso mostrar ao sistema que você pode ser um bom pagador. Assim, usar o cartão de crédito pode ser muito interessante para aumentar sua pontuação no score de crédito.

Se você tem o hábito de pagar contas no debito automático, você pode utilizar o cartão de crédito como forma de movimentação financeira, apenas para mostrar ao sistema que você é um bom pagador.

O Nubank, por exemplo, permite que você feche a fatura de seu cartão a qualquer momento. Ou seja, você pode pagar uma conta usando esse método de pagamento e logo em seguida, já fazer a quitação.
É só um jeito de movimentar e ativar o alerta de bom pagador no Cadastro positivo.

Então, o que achou dessas dicas?