Como diz o ditado, ‘’brasileiro não tem um dia de paz!’’. Segundo a Segundo a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia, em 2024 a conta de luz pode ficar mais cara. Isso pode ocorrer por conta das altas temperaturas e também pela escassez das chuvas. Esse aumento poderá variar entre 6,58% e 10,41%

Luz
Luz

Conta de luz vai ficar mais cara em 2024

O uso do ar-condicionado em novembro por conta do calor fora do comum, acabou sobrecarregando o consumo de energia, fazendo com que a carga de energia atingisse picos nunca vistos antes no período.

Para evitar um blecaute, o famoso ‘’apagão’’, o Operador Nacional do Sistema Elétrico precisou aumentar a capacidade para atender os horários de pico. Como consequência, a conta de luz aumenta.

Calor pode vir com força nos próximos meses

A onda de calor que atingiu grande parte do Brasil em novembro pode retornar nos próximos meses. As cargas de energia em dezembro de 2023 devem ser maiores do que em 2022, aumentando em 15,2% na região Nordeste, 14,85 na região Sul e 12,5% nas demais regiões.

Com um crescimento de 3,5% na carga de energia em 2024 segundo as previsões da ONS, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o aumento na conta de luz seria inevitável. Isso porque, as usinas termelétricas são ativadas para suprir as altas demandas.

Mas afinal, qual o verdadeiro motivo para o aumento da conta de luz?

Não é apenas um problema, um conjunto de problemas pode impactar diretamente no preço da luz do brasileiro. Além do aumento da demanda causado pelo calor e a escassez de água nos reservatórios, outros fatores podem influenciar em um aumento na conta de luz.

Mesmo que os reservatórios estejam cheios, outros fatores como componentes de geração, transporte e comercialização da energia elétrica, além dos encargos destinados para o custeio da aplicação de políticas públicas podem causar um grande impacto no bolso dos brasileiros.