Nessa sexta-feira, 9 de dezembro, a partir das 12 horas, a Seleção Brasileira volta aos gramados da Copa do Mundo 2022, disputando a partida de quartas de final contra a Croácia, jogo que pode levar o país para a semi-final.

E como não poderia deixar de ser, os brasileiros estarão em grande expectativa pelo jogo e na torcida por uma vitória. Em razão disso, até alguns serviços estão funcionando de forma um pouco diferente nos dias de jogos.

Os bancos, por exemplo, farão uma pausa no horário do jogo - veja os detalhes abaixo. Mas e a bolsa de valores. Será que ela funciona normalmente? Confira.

Bolsa de valores vai funcionar?

Diferentemente dos bancos, a Bolsa de Valores do Brasil, a B3, não está tendo seu horário de funcionamento alterado nos dias de jogos. Por isso, na sexta-feira, dia 9, o funcionamento segue normal.

A nota com essa informação já havia sido divulgada em setembro desse ano e diz apenas:

Durante os jogos da Copa do Mundo Catar 2022, que acontecem entre os dias 20/11/22 e 18/12/22, não haverá alteração nos horários de funcionamentos dos sistemas de negociação e pós-negociação na B3.

Isso se deve, especialmente, porque as bolsas de valores estão todas muito interligadas e na maioria dos outros países essas mudanças não costumam acontecer - pelo menos não na proporção em que acontecem no Brasil - e portanto, pausar a bolsa poderia não ser vantajoso para as negociações de ações brasileiras.

Bancos funcionam em horário especial

Já a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou uma nota recentemente informando que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo FIFA 2022.

Confira abaixo o horário diferenciado de expediente bancário nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo:

Nos jogos com horário previsto às 12h:

  • Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
  • Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30.
  • Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.
  • Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 8h às 12h.

Nos jogos com horário previsto às 13h:

  • Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 8h30 às 11h30.
  • Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30.
  • Estados com diferença de 02h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30.

Nos Jogos com horário previsto às 16h:

  • Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 14h
  • Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h
  • Estados com diferença de 02h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h.
Créditos: M3Mídia
Créditos: M3Mídia

A FEBRABAN esclarece ainda que os bancos deverão, com antecedência mínima de 30 dias, afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.

Serviços públicos até às 14 horas

Segundo a portaria publicada pelo Ministério da Economia definindo as regras para o expediente de servidores federais nos dias de jogo da Seleção Brasileira, vai funcionar da seguinte forma:

  • Dia de jogo às 12h: não haverá expediente;
  • Dia de jogo às 13h: expediente até às 11 horas; e
  • Dia de jogo às 16h: expediente até às 14 horas.

No entanto, a portaria também prevê que as horas não trabalhadas nesses dias sejam compensadas. Os colaboradores terão entre os dias 1º de dezembro de 2022 até 31 de maio de 2023 para fazer essas horas.

No caso daqueles que trabalham presencialmente, essa compensação deverá ser realizada mediante antecipação ou postergação da jornada de trabalho, respeitando o horário de funcionamento do órgão ou entidade.

Já aqueles que estiverem em teletrabalho, a compensação deve ser feita por meio do cumprimento de todas as entregas pactuadas no plano de trabalho equivalentes às horas a serem compensadas.

Essas são, porém, as regras destinadas aos servidores públicos federais. Vale destacar que cada estado poderá determinar as próprias regras para seus servidores estaduais.

Comércio e estabelecimentos privados

Nesse caso aqui, as regras vão variar bastante. Algumas localidades realizaram acordos coletivos e poderão fechar as portas nos horários do jogos, mas cada cidade ou região vai ter suas próprias regras.

Shoppings, de uma forma geral, devem funcionar normalmente, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. Por outro lado, a FecomércioSP emitiu uma nota recomendando que os horários sejam flexibilizados ou as atividades abrandadas para que os funcionários possam, pelo menos, assistir aos jogos no local de trabalho se não puderem ser liberados.

Créditos: Pixabay
Créditos: Pixabay
Então, a principal dica é: antes de sair de casa, confira diretamente com o estabelecimento para o qual você está se dirigindo, qual será seu horário de funcionamento nesse dia.

E boa sorte pra nós e para a Seleção Brasileira!