O Brasil enfrenta nesta quinta-feira, 24 de novembro, seu primeiro adversário na Copa do Mundo 2022: a República Sérvia, ou somente Sérvia, um país europeu.

As duas seleções jogarão no Lusail Stadium, estádio no Catar, a partir das 16h no horário de Brasília (Brasil).

Neste momento, a expectativa é favorável para a seleção brasileira que conta com uma probabilidade de vitória de 66%.

Contudo, a Sérvia vem enfrentar a Seleção Brasileira após golear de 5 x 1 o Bahrein, país do Oriente Médio, em 18 de novembro, em seu último jogo antes da partida que receberá a atenção do mundo nesta quinta-feira (24).

Mas, afinal, quem é a Sérvia, primeira adversária do Brasil? Conheça um pouco do país e de sua economia abaixo.

Onde fica a Sérvia?

A Sérvia, ou República Sérvia (RS), é um país localizado no sudeste europeu com mais de 6,8 milhões de habitantes. Desde 2006, é um país independente.

Como é a economia da Sérvia?

A moeda oficial da Sérvia é dinar sérvio (RSD) que até este momento equivale a R$ 0,048. Segundo as informações oficiais, a economia da Sérvia tem como potencialidades os setores de energia, agricultura, turismo e indústrias.

Historicamente, no entanto, a economia do país foi sendo construída de modo preponderante pelo setor de serviços, seguida de indústria e agricultura.

Para o governo sérvio, o turismo é um dos principais motores do desenvolvimento econômico, social e regional, com inúmeros efeitos em outras indústrias.

As indústrias criativas, que incluem mídia impressa, indústria gráfica, TI e desenvolvimento de software, publicidade e outros, são um setor significativo na economia sérvia, com uma participação entre 3,4% e 7,1% do PIB.

Também segundo o governo sérvio, o setor de tecnologias de informação e comunicação é um dos maiores setores do país e um dos maiores exportadores líquidos hoje em dia.

Com clima continental moderado, a Sérvia tem condições naturais favoráveis ​​(terra e clima) para uma produção agrícola diversificada (para plantas e gado). Os produtos agrícolas sérvios mais importantes incluem milho, trigo (farinha), girassol (óleo e farelo), beterraba sacarina (açúcar), soja (óleo e produtos proteicos), batatas, framboesas, maçãs, ameixas, cerejas, uvas, carne de porco, carne bovina , e carne de aves e leite.

PIB da Sérvia

Segundo o Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) da Sérvia em 2021 foi de US$ 63,07 bilhões, crescimento anual de 7,4%. No ano passado, o desemprego no país atingiu 11,8%.

Os registros mostram que a produção agrícola de 2021 na Sérvia saltou 113% em relação ao período base 2014-2016.

A Sérvia registrou crescimento do PIB no primeiro e segundo trimestres de 2022 de 4,3% e 3,9%, respectivamente, em relação a 2021.

Para 2022, está previsto crescimento do PIB em cerca de 3% na Sérvia. Dados de 2020 mostram que o investimento estrangeiro diretos no país representou 6,5% do PIB do ano.

Projeções econômicas para a Sérvia

A Sérvia se recuperou fortemente do impacto da pandemia global, com crescimento atingindo 7,4% em 2021. Após uma forte recuperação em 2021, no entanto, vários fatores domésticos e internacionais causaram uma desaceleração econômica em 2022.

Segundo o banco mundial, os desafios nesse ano incluem o desempenho do setor de energia sérvio e a disponibilidade de eletricidade e gás no inverno de 2022-23, bem como o aumento do custo de financiamento do déficit fiscal e das obrigações da dívida devido às taxas de juros mais altas.

A inflação também aumentou significativamente, com efeitos adversos sobre a renda dos pobres e vulneráveis. No médio prazo, espera-se que a economia sérvia desacelere e retorne aos níveis de crescimento pré-pandêmicos após 2024, no mínimo.

No entanto, a Sérvia ainda enfrenta desafios que limitam o seu potencial de crescimento, tanto a curto como a médio e longo prazo. Com espaço limitado para futuros pacotes de estímulo, são necessárias reformas estruturais para trazer a economia de volta ao crescimento sustentado, aumentar empregos e renda e fortalecer a resiliência a choques - enquanto faz a transição gradual para uma trajetória de desenvolvimento mais verde e resiliente.

Finanças públicas

Em 12 de novembro, o Ministério das Finanças afirmou que no Relatório de Transparência Fiscal do Departamento de Estado dos EUA deste ano, foi afirmado que a Sérvia está na lista de países cuja transparência na gestão das finanças públicas é avaliada positivamente, o que significa que é reconhecida como um país cujos cidadãos sabem como o dinheiro público é gasto.

Com informações; The World Bank, Governo da Sérvia