A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), lançou nessa quinta-feira, dia 5 de agosto, o seu novo website de Relações com Investidores (RI). O objetivo, segundo a companhia é aprimorar a divulgação e o acesso às informações por parte da comunidade financeira.

O novo site pode ser acessado no endereço investidores.corsan.com.br. "Com navegação simplificada, o site possui conteúdo continuamente atualizado para melhor interação com os profissionais do mercado de capitais", disse a Corsan em nota divulgada.

Detalhes da novidade

O comunicado divulgado pela companhia destaca uma série de funcionalidades atreladas ao novo ambiente digital. Veja um trecho:

"O novo espaço estabelece um canal de comunicação permanentemente aberto, conciso e de rápido acesso às principais informações corporativas, o que auxilia o mercado em uma melhor compreensão do planejamento da Companhia, de seus resultados financeiros e do seu comprometimento com sustentabilidade (ESG). A estratégia de comunicação integrada da CORSAN cumpre os princípios de igualdade de tratamento, acesso à informação e transparência.

O novo website de RI oferece, ainda, ferramentas para melhor interação com a comunidade financeira, calendário de eventos, apresentações e planilhas eletrônicas com os principais números da Companhia, entre outras funcionalidades. Também inclui resultados trimestrais, webcasts, cadastro para receber notificações e uma ferramenta avançada de busca para permitir rápida navegação e acelerar a pesquisa de documentos específicos.

O novo website de RI, agora mais dinâmico, completo, responsivo e multiplataforma, é parte do compromisso contínuo da CORSAN em prol da melhoria da comunicação corporativa com acionistas, investidores de debêntures, analistas, profissionais de mercado, repórteres especializados e demais stakeholders, além de reforçar o seu comprometimento com as melhores práticas de governança corporativa".

Governo do RS quer privatizar a Corsan

Esse movimento de digitalização e de atualização muito possivelmente acontece em razão da intenção que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem de privatizar a companhia, conforme já anunciado. Inclusive, tramita na Assembleia Legislativa do RS um projeto de lei com essa finalidade.

Um dos principais argumentos para a privatização é a existência do Novo Marco do Saneamento Básico (a Lei nacional nº 14.026/2020) que exige o cumprimento de algumas metas, como a universalização de tratamento de água de 99%, e de coleta e tratamento de esgoto de 90% até 2033, além de redução de perdas e melhoria da qualidade de serviço.

Para que a Corsan possa cumprir com essas metas, o Governo do RS estima que precisariam ser investidos aproximadamente R$ 10 bilhões - sujeito a variações - entre 2021 e 2033. O que deseja-se é que esses investimentos possam ser feitos, em parte, com recursos levantados pela oferta de ações.

O processo de desestatização se daria por meio da venda das ações da companhia nos mercados primário e secundário da Bolsa de Valores brasileira. Ou seja, seria realizado um IPO (Oferta Pública Inicial).