Não pense que investimento é assunto só para adultos. Crianças também podem e devem aprender a investir desde cedo. Especialistas recomendam que os pais e responsáveis ensinem sobre educação financeira nos primeiros anos de vida, assim que a criança aprende a ouvir os adultos falarem sobre o assunto.

Por esse motivo, grande maioria das instituições financeiras brasileiras permitem que menores de idade possam abrir contas de investimentos.

A abertura da conta não é algo difícil de realizar. Na maioria das vezes, basta que a criança tenha conta bancária já aberta em seu nome ou em conjunto com outra pessoa, pois a transferência de recursos precisa ser da mesma titularidade.

Caso a iniciativa da abertura venha do jovem, será necessário que, previamente, tenha a autorização do responsável.

Crianças também podem ter conta de investimento?

Importância da educação financeira desde a infância

Por se tratar de educação financeira infantil, pode-se dizer que é uma modalidade mais fácil de ensinar, já que a criança aprende muito rápido, aprimorando com muito mais facilidade as coisas.

Esse ensino ajuda a criança a se tornar um adulto mais responsável com suas finanças e menos consumista. E tudo isso pode ser aprendido de forma leve, lúdica e divertida.

Por ser uma conta de investimentos, ela pode ser aberta desde o nascimento do pequeno, e a partir dali, os pais podem planejar um futuro a longo prazo para seu filho.

Quando a criança começar a frequentar a escola e começar a entender melhor sobre os conceitos básicos de matemática, é interessante que os pais comecem a explicar, de forma simples, o que é o investimento e como funciona.

Conforme a criança vai crescendo e entrando na fase da juventude, os pais podem estar dando mais autonomia, gradativamente, para o menor que está investindo.

A criança pode receber uma mesada, e com ela, poupar e investir em sua conta de investimentos.

Falta de informação sobre educação financeira

Segundo uma pesquisa mundial realizada pela S&P Global Finlit Survey sobre educação financeira, dois em cada três adultos são considerados analfabetos financeiros. O estudo foi feito por meio de entrevistas com 150 mil adultos em mais de 140 países, com quatro conceitos financeiros básicos:

  • diversificação de risco;
  • inflação;
  • habilidade numérica;
  • juros compostos.

A pesquisa também aponta que esse índice no Brasil está próximo da média mundial. O Brasil está na 67ª posição entre todos os países estudados.

Como abrir uma conta de investimentos

Primeiro, é importante saber se a instituição financeira em questão cobra taxa de corretagem para as operações e quais produtos são disponibilizados.

Algumas instituições financeiras que permitem abertura de conta para menores de idade são:

  • Easynvest by Nubank;
  • Banco Inter;
  • Toro Investimentos;
  • XP;
  • BTG Pactual

No caso da Easynvest, por exemplo, não é cobrada taxa para abertura de conta.

Passo a passo para a abertura da conta:

  1. Acesse o site ou aplicativo da corretora;
  2. Preencha os dados solicitados (nome, CPF, e-mail) e após crie uma senha.
  3. Sobre profissão, o ideal é colocar "estudante";
  4. Envie uma foto dos documentos solicitados.

Os documentos solicitados são:

  • RG, CNH ou passaporte do responsável;
  • RG, passaporte ou certidão de nascimento da criança;
  • Comprovante de residência do responsável legal da criança.

Após enviar todos os dados e documentos, a corretora irá analisar e dará retorno aprovando ou não a abertura da conta.

Geralmente as instituições financeiras procedem parecido para a abertura da conta do menor de idade. O que pode mudar é a solicitação de alguns documentos.Não pense que investimento é assunto só para adultos.