Criado em 2023 pelo Governo Lula, o programa Desenrola Brasil tem ajudado milhões de brasileiros que ganham até 2 salários mínimos, a limparem seus nomes pagando as dívidas com grande desconto. Agora, o Governo Federal já pensa em promover algumas alterações importantes no programa. Mais precisamente, estuda-se a possibilidade dos cidadãos pagarem suas dívidas de maneira parcelada.

Atualmente, o programa só permite o pagamento à vista das dívidas. A possível mudança seria de grande ajuda para quem não consegue pagar o valor da dívida de maneira integral. Com a possibilidade do parcelamento, a facilidade para a quitação dos débitos seria muito maior.

Imagem: SECOM
Imagem: SECOM

Desenrola Brasil oferece até 83% de desconto para quitação de dívidas

Em sua primeira faixa, o Desenrola Brasil consegue descontos de até 83% nas dívidas com bancos e outras instituições. Lembrando que o programa do governo conta com apoio do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Mais de R$ 33 bilhões em dívidas já foram renegociados pelo programa. Os beneficiados com o Desenrola Brasil chegam a quase 11 milhões. Entretanto, mesmo com o alto valor, as expectativas neste início de programa não foram atingidas, frustrando assim, as instituições bancárias.

Segundo o secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, a opção de parcelamento das dívidas está em desenvolvimento e apenas algumas medidas de segurança em relação aos bancos, faltam ser concluídas para o anúncio. Acredita-se que a atualização já esteja pronta ainda no final de janeiro.

Outra atualização importante que vem sendo desenvolvida é a facilidade para acesso ao Desenrola Brasil. Assim, ao entrar em sites como o do Serasa, SPC e Boa Vista, poderá ser redirecionado de forma automática para a página do Desenrola Brasil. Essa mudança está prevista para ocorrer no mês de fevereiro.

Além das novidades citadas acima, está em análise a possibilidade de os clientes renegociarem suas dívidas diretamente nas plataformas dos bancos com os quais mantêm relacionamento. A implementação dessa alteração, sujeita a ajustes técnicos, ainda não possui uma data definida para ocorrer.

Programa quer aumentar o alcance entre os inadimplentes

O grande objetivo do Desenrola Brasil é fazer com que os inadimplentes conheçam o programa e saibam como acessar a plataforma para renegociarem suas dívidas. Principalmente após as mudanças que vem sendo desenvolvidas e prestes a serem lançadas. A opção de parcelamento é a grande esperança do programa para que o número de brasileiros aderindo o Desenrola Brasil, aumente nos próximos meses.