Se em 2020 as transações com Pix durante a Black Friday ficaram abaixo do esperado, por conta da baixa adesão dos lojistas à ferramenta, as estimativas são diferentes para 2021. Neste ano, o esperado evento de compras cairá no dia 26 de novembro, e deve contar com muitas compras usando o novo método de pagamento.

O Pix já é um sucesso no varejo no 2º trimestre de 2021. Uma pesquisa divulgada em setembro pela consultoria Gmattos apontou que a modalidade representava 1,16% do volume de transações nos 3 primeiros meses de 2021.

Ao final de junho, o número aumentou para 2,16% e a estimativa é que o sistema chegue ao final do ano representando 3,4% das transações. Ao considerar apenas o comércio eletrônico, a aceitação do Pix é ainda maior: aumentou de 16,9% no 1º trimestre, para 40,7% no encerramento do 2º.

Por conta do crescimento do Pix, em especial nas compras online, os especialistas acreditam que o Pix deve fazer sucesso na Black Friday. Entretanto, os golpes que envolvem a ferramenta também têm aumentado, o que exige muito cuidado ao usar a ferramenta. Sendo assim, confira abaixo, dicas de como usar o Pix com segurança.

Como usar o Pix com segurança na Black Friday?

Para quem guardou dinheiro para pagar as compras da Black Friday à vista em 2021, confira abaixo, algumas dicas de como pagar com Pix em segurança:

  1. Use somente os canais oficiais do seu banco: Ao fazer pagamentos ou outras transações pelo PIX, use apenas os canais oficiais do seu banco, seja pelo app ou site. Ou seja, evita fazer as operações a partir de links enviados por WhatsApp, e-mail ou SMS. É dito isso, pois os links podem levar para golpes.
  2. Confira os dados do recebedor: Antes de terminar a transação, confirme os dados de quem receberá a quantia. Ao digitar a chave Pix, o sistema exibe partes do CPF/CNPJ, bem como o nome da pessoa ou empresa para a qual você vai enviar o dinheiro.
  3. Não utilize conexões públicas para pagamentos: Tome cuidado, pois as conexões disponíveis em shoppings, bares e aeroportos, podem facilitar o roubo de dados. Sendo assim, use o Pix e outros serviços bancários na sua rede móvel, ou banda larga fixa.
  4. Tome cuidado com QR Code suspeito: Ao realizar pagamentos por QR Code, confira a autenticidade da conta que ganhará o valor. É dito isso, pois códigos falsos podem substituir os dados autênticos da loja, além de dar espaço para links suspeitos.
  5. Não forneça suas chaves com dados pessoais para estranhos: Se você precisar dar a sua chave Pix para um desconhecido, procure dar uma chave aleatória. Ela, diferente da chave Pix CPF, e-mail ou número de celular, não expõe nenhum dado seu.

Cai em um golpe do Pix, e agora?

Para evitar golpes com Pix na Black Friday, a recomendação é encontrar e comprar apenas em lojas confiáveis e seguras. Na página do Procon-SP, é possível conferir a lista de sites de comércio eletrônico que devem ser evitados.

Ademais, se você foi vítima de um golpe do Pix, denuncie o caso ao seu banco imediatamente. Além disso, faça um boletim de ocorrência e guarde as provas. Em alguns casos, a vítima até consegue reaver o dinheiro da fraude.