A Black Friday é um evento que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em suma, se trata de uma data onde o comércio costuma realizar promoções e descontos aos seus clientes. Por conta disso, se trata de um período em que muitas pessoas realizam compras.

Em suma, as movimentações financeiras nessa data crescem bastante, entretanto as fraudes também. Por conta disso, é muito importante ficar alerta para não cair em golpes, ou simplesmente acabar saindo no prejuízo na hora de fazer as suas compras online.

Sendo assim, confira abaixo, 5 dicas que podem ajudar você na hora em que desejar realizar as suas compras online na Black Friday. Algumas dessas dicas podem parecer básicas. Entretanto, com certeza podem te ajudar a evitar muitos problemas se você as seguir.

5 dicas e cuidados na Black Friday

1 - Os preços estão muito baixos? Desconfie

Em suma, a Black Friday se trata de um período de promoções, e algumas lojas realmente dão muito desconto. Entretanto, nenhuma loja costuma oferecer produtos praticamente de graça.

Sendo assim, Provavelmente, essa oferta é apenas uma isca, para roubar os seus dados financeiros. E assim, você cai na mão de uma armadilha que vai te roubar dinheiro e informações.

2 - Jamais compre algo por impulso

Outra dica valiosa na Black Friday é uma recomendação para todas as épocas do ano. Sendo assim, não compre por impulso. É dito isso, pois nesta época, as chances de isso acontecer são as melhores já que os descontos ofertados por algumas lojas são bastante generosos.

Entretanto, é importante sempre avaliar se você realmente precisa e deseja comprar o item desejado. Muitas pessoas se dividem na Black Friday só porque não poderiam deixar de aproveitar algumas promoções. Ao final, os preços não compensam a dor de cabeça de dívidas por produtos que você nem queria tanto assim.

3 - Acompanhe o histórico dos preços

Tome cuidado: nem sempre aqueles produtos pela "metade do preço" são reais. Muitos estabelecimentos, antes da Black Friday, elevaram os preços de alguns produtos simplesmente para diminuir os valores com "descontos" significativos fazendo assim as promoções "metade do dobro".

Sendo assim, para evitar esse problema, a dica é acompanhar o histórico de preços do produto que você quer comprar. Por exemplo: se você quer comprar um smartphone novo, veja quanto ele custa hoje, e vá acompanhando os preços. E assim, quando chegar a Black Friday, você vai saber se o produto realmente está mais barato.

4 - Observe as condições de troca

Antes de comprar um objeto, é importante acompanhar as condições de troca do mesmo. É dito isso, pois às vezes você pode comprar um produto e ele não ser exatamente como você esperava. Nesses casos, é importante saber como trocar o produto, e quais as regras vigentes durante essa promoção.

Em suma, algumas lojas criam condições especiais para dar conta da demanda nessa data. Sendo assim, alguns produtos podem ficar indisponíveis para a troca, como é o caso de peças de uma coleção antiga, e que não são mais produzidas. Portanto, veja as regras que regem a política de trocas das lojas.

5 - Cuidado com o prazo de entrega

Já que você está se planejando para a Black Friday, pode ser que você queira aproveitar os descontos para comprar um presente de aniversário para alguém, por exemplo, ou então adiantar as compras de Natal. Então, lembre-se de conferir se o produto vai chegar a tempo!

Com a alta das vendas, os Correios e transportadoras ficam superlotados, e muitas lojas dão uma alargada nos prazos de entrega. Também observe a diferença entre dias úteis e dias corridos na hora de calcular o prazo.

6 - Prefira o cartão de crédito, mas evite parcelar

Durante a Black Friday, um dos meios mais comuns de aplicar golpes, é através de boletos. Em suma, como as pessoas realizam muitas compras, podem pagar algo que não comprou de fato, e assim, ter um prejuízo que pode ser significativo.

Sendo assim, a dica é ver os dados do boleto e os valores acertados. Se possível, opte pelo cartão de crédito, que é a forma mais segura de pagamento. Entretanto, é necessário tomar cuidado com o número de parcelas, para não correr o risco de perder o controle financeiro.

7 - Confira sempre a segurança do site

Na hora de fazer as compras da Black Friday, a segurança não pode ficar em segundo plano. Então, sempre que for inserir suas informações pessoais e de seu cartão em algum lugar, verifique se o site obedece a alguns requisitos básicos de segurança.

A primeira dica para garantir um ambiente seguro é observar se há um símbolo do cadeado na barra de endereço, no alto, à esquerda (como na imagem abaixo). Isso significa que suas informações permanecerão privadas e não há risco de vazamento de dados.

Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro/M3Mídia
Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro/M3Mídia

Outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br. Veja o exemplo abaixo:

Clicando na URL do site você consegue ver se ele tem o HTTPS. Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro/M3Mídia
Clicando na URL do site você consegue ver se ele tem o HTTPS. Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro/M3Mídia

8 - Fique atento às redes sociais

As redes sociais são ótimas indicadoras da qualidade de atendimento, de serviços, de produtos de uma empresa ou loja. E hoje, ter conta em redes sociais é um pré-requisito básico para todas elas. Então, aproveite que existe essa ferramenta e, antes de comprar algo, confira os posts, os comentários feitos por outros clientes, etc.

9 - Use e abuse do reclame aqui

E ainda com esse mesmo objetivo das redes sociais, também há o Reclame Aqui, site especializado em comentários sobre os serviços prestados e produtos oferecidos por empresas e lojas. Sempre vale dar uma conferida para ver como está a imagem daquela loja, o que outros clientes estão achando, quais foram as experiências dele. Se houver muitas reclamações, talvez seja preferível você optar por outra loja.