A cada dia que passa está mais difícil ter e manter um veículo no Brasil. Além das constantes altas nos preços dos combustíveis, os motoristas ainda precisam lidar com golpes de serviços de manutenção nos postos de combustíveis.

Essa ação, além de levar o dinheiro do consumidor por meio de práticas de preços abusivos, também leva a venda de serviços desnecessários e produtos que você não pediu.

Diante disso, confira abaixo, como evitar cair nesses golpes financeiros.

Como funciona o golpe financeiro nos postos de combustíveis?

Em suma, existe um movimento em postos de combustíveis, onde os funcionários recebem a orientação imoral de ofertar serviços que o carro do cliente não precisa. Tais como uma troca de óleo, por exemplo.

Em geral, o veículo precisa de troca de óleo. Entretanto, se ainda não chegou a data de vencimento da última troca, não há a necessidade de gastar dinheiro com isso. E para piorar, os postos cobram um valor mais caro do que o normal por esse tipo de produto e serviço.

Infelizmente, há um grande número de pessoas que acabam caindo nesse tipo de golpe. Isso acontece, em geral, porque muitos não compreendem como funcionam as necessidades de um carro. Logo, consideram a dica do frentista.

E já que não costumam fazer a troca de óleo, também não fazem ideia do preço que custa esse serviço. E assim, os postos cobram muito mais caro do que deveriam.

Como se proteger desse golpe?

A partir de denúncias da prática, o caso acabou indo parar na Polícia Civil. E agora, ela corre atrás para identificar mais casos como esse.

Entretanto, enquanto não há o esclarecimento do fato, há uma orientação, que você pode seguir, para não cair nesse tipo de golpe.

Possivelmente, a dica mais importante, é limitar o posto de gasolina aos serviços que só podem ser feitos lá. Dessa forma, você evita completamente, todo e qualquer outro que possa ser feito em locais especializados para isso.

Sendo assim, a dica é:

Em um posto de combustíveis, você pode:

  • Repor o fluido do limpador de para-brisa;
  • Abastecer o seu carro;
  • Calibrar os pneus.

Por outro lado, em um posto de combustíveis, evite:

  • Fazer a troca do óleo;
  • Trocar a água do radiador;
  • Fazer a troca de qualquer peça ou componente.

Sempre que possível, leve o seu carro em um lugar especializado para esse tipo de prestação de serviço.