Com a proximidade do fim de ano, muitas pessoas já estão se organizando para fazer viagens nas próximas férias e se essa for pra fora do Brasil, entre as tantas coisas que é necessário pensar, está a da moeda que será utilizada na viagem e o câmbio dela.

E entre todas as moedas, a mais importante do mundo é o dólar. Ela não é usada apenas nos Estados Unidos, ainda que o dólar americano seja de lá, mas muitos países aceitam pagamentos por meio dela. Por isso, ter uma reserva em dólar pode ser uma boa ideia para a maioria dos destinos.

No entanto, o dólar não é barato. Quem acompanha minimente sabe que a moeda está bem valorizada em relação ao real. E há ainda dois tipos de cotações diferentes: a do dólar comercial e a do dólar turismo. E os preços costumam ser diferentes mesmo.

Mas afinal, você sabe por que isso acontece? E qual a diferença entre esses dois tipos de cotação de dólar? Se você quer descobrir, continue a leitura e evite surpresas negativas para o seu orçamento, porque convenhamos: tudo que você menos quer em uma viagem de férias, é se incomodar e preocupar com problemas relacionados a dinheiro, não é mesmo?

Diante disso, vamos te mostrar a seguir, qual é a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo. Assim, você se protege de qualquer contratempo.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Basicamente, as duas modalidades de cotação de dólar possuem duas diferenças: uso e custo.

  • O dólar comercial é usado para as transações entre as instituições financeiras ou empresas. As operações movimentam maiores volumes de dinheiro. Por causa disso, não são feitas com dinheiro vivo e sim, através de transferências de crédito.
  • Enquanto o dólar turismo, é o que as pessoas físicas utilizam ao viajar para fora e comprar dinheiro em espécie em casas de câmbio. Assim, ao fazer uma compra com notas e moedas, é essa modalidade que está sendo usada.

O dólar turismo é mais caro?

Em suma, o dólar turismo é mais caro do que o dólar comercial. Isso acontece, porque a sua cotação considera os custos administrativos e financeiros ligados à logística por trás do transporte, produção de dinheiro e do funcionamento de casas de câmbio.

Soma-se a isso o fato que as pessoas físicas, maiores usuárias dessa categoria, realizam a compra de volumes menores que as instituições e bancos. Além disso, o valor sofre a influência de taxas como o IOF. Esse, varia de acordo com o tipo de transação:

  • em espécie — 1,1%;
  • cartão de crédito — 6,38%;
  • cartão de débito — 6,38%;
  • transferências internacionais por meio de plataforma digital — 0,38%.

Como comprar o dólar turismo?

Para comprar o dólar turismo é preciso a assistência de uma casa de câmbio, banco ou plataforma especializada. Em geral, não existe um valor mínimo nem máximo que a pessoa pode adquirir.

Entretanto, a recomendação é não comprar tudo de uma vez. É dito isso, pois o dólar oscila muito ao longo dos dias. E assim, ao fazer a compra em partes do dólar, é possível aproveitar possíveis baixas no preço da moeda e fazer um preço médio.

Por fim, vale a pena recomendar que você pesquise. Mesmo que o dólar turismo possua uma cotação definida, é muito comum achar o mesmo por valores diferentes, conforme a casa de câmbio ou corretora.

Quem mora ou investe no exterior

Os brasileiros expatriados que enviam remessas ao Brasil, precisam arcar com uma taxa de conversão que também se baseia no dólar turismo. Porém, o valor incide de taxas que mudam entre as plataformas, além do IOF.

O mesmo vale para os investidores, com conta em corretoras como a Avenue. Quando o dinheiro está na conta, as transações são semelhantes às do Brasil. Porém, os resgates e as transferências são convertidas com base na cotação turismo.

Inclusive, esse é um ponto importante a considerar na hora de escolher qual plataforma usar. Tanto para investimentos quanto para remessas, há a recomendação de procurar empresas que sejam claras sobre o Valor Efetivo Total (VET).

Por fim, o prazo de liquidez dos valores transferidos é de 48 horas, e o ideal é procurar plataformas que ofertam um VET com boa média limite de variação e valor garantido no momento da transação.