Atualmente, mais de 62 milhões de brasileiros vem lidando com dívidas. Isso não significa, porém, que todos eles estejam com as contas atrasadas. Isso porque existem aqueles que estão endividados e existe outro grupo que é o dos inadimplentes.

Mas afinal, qual é a diferença entre inadimplência e endividamento? Você sabia que essas duas palavras possuem significados diferentes? Se não sabia, tudo bem, porque vamos falar sobre isso abaixo.

O que é endividamento?

Vamos começar pelo endividamento. Você sabia que nem sempre estar endividado significa estar com o nome restrito? Isso porque o endividamento é a situação em que uma pessoa deve algo a alguém ou uma instituição, mesmo que ela não esteja com atrasos no pagamento dessa dívida.

Uma pessoa que faz um financiamento, por exemplo, ou que solicita um crédito estudantil como o FIES, está endividada. Isso significa que ela pegou um dinheiro emprestado e agora está devendo esse valor.

Causas do endividamento

Se você tem um compromisso financeiro, você é considerada uma pessoa endividada, o que não significa que seja ruim. Há dívidas que podem ser positivas, se feitas com planejamento, estudando se ela caberá no orçamento, ou se não seria possível realizar o gasto de outra forma. Ás vezes, é a forma possível de realizar sonhos, adquirir coisas.

Para isso existe a função do crédito no mercado, e não é errado utilizá-la. O que gera um problema maior é quando esse endividamento sai de seu controle. Por exemplo: quando uma pessoa se endivida no cartão de crédito mais o cheque especial e com os juros muito altos, a dívida cresce rapidamente. Isso compromete a saúde financeira.

Muitas são as maneiras de uma pessoa se endividar. Quando ela realiza compras por impulso ou não tem controle de suas finanças. Também pode ocorrer por meio de um desemprego de uma pessoa da família.

O que é inadimplência, então?

Enquanto o consumidor está conseguindo pagar suas dívidas, ele é considerado apenas endividado. No momento que ele deixa de pagá-las, ele passa a estar inadimplente.

Portanto, a inadimplência ocorre no momento em que existem dívidas em atraso. O Banco Central considera as contas em atraso que estão vencidas entre 15 e 90 dias. Já a inadimplência são aquelas que venceram há mais de 90 dias.

Isso acontece porque é mais fácil quitar uma dívida que está atrasada há pouco tempo do que pagar uma vencida a bastante tempo. Quando sua dívida vencida é recente, a probabilidade de ter sido um descontrole pontual é muito maior, diferentemente das dívidas antigas que indicam uma incapacidade de pagá-las.

Causas da inadimplência

Como sabemos, na maioria das vezes a inadimplência é causada por um endividamento descontrolado, crescendo em uma proporção sem que haja compromisso.

Além do consumo em excesso, devemos reconhecer que o cenário econômico atual ajudou muito no crescimento de inadimplentes no Brasil. 62 milhões de brasileiros com dívidas em atraso é um número muito alto.

Como existiu um período de crescimento econômico relativamente alto no país anteriormente, houve muita concessão de crédito. Dessa forma, muitas pessoas realizaram empréstimos e financiamentos de longo prazo.

Logo após houve uma recessão econômica prolongada e a chegada da pandemia, impactando fortemente o mercado de trabalho, reduzindo a capacidade de pagamento e a jornada de trabalho dos consumidores.

No nosso país não há cultura de poupar dinheiro nem educação financeira da população, já que para esses casos de endividamento e desemprego, a melhor maneira para essas épocas seria uma reserva de emergência.

Pronto, agora você já sabe a dferença entre essas duas palavras!