É muito fácil consultar se o seu CPF está negativado. Para isso, basta acessar o site do Serasa e consultar se o seu nome está sujo na praça, ou não. Contudo, para isso, é preciso realizar o seu cadastro no site, até porque, o número do CPF é consultado de maneira sigilosa.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Divida não reconhecida no Serasa, o que fazer?

Ao fazer essa pesquisa no Serasa, alguns consumidores podem ter uma grande surpresa. É possível se deparar com uma dívida não reconhecida, ou seja, o cidadão pode estar com o nome sujo por uma dívida que não fez. Isso pode trazer diversos problemas, principalmente para conseguir crédito no mercado.

Em casos assim, a primeira medida a ser tomada é fazer um boletim de ocorrência na polícia. Muitas vezes esses casos ocorrem por conta de roubo de documentos, clonagem ou fraude de cartão de crédito ou do CPF.

Após o B.O, o consumidor precisa entrar em contato com a empresa que está fazendo a cobrança para tentar resolver o problema da melhor forma possível. Se a empresa se negar a tirar seu CPF dos órgãos de restrição, aí é aconselhável ir ao órgão de defesa do consumidor.

Ao resolver a questão com a empresa credora, ela tem o prazo de 5 dias úteis para encaminhar a solicitação de exclusão da dívida do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito. Caso a empresa não exclua seu CPF do Serasa, ai o consumidor deverá tomar algumas medidas.

E se a empresa não excluir a divida?

Se a empresa não proceder com a remoção do CPF do consumidor da lista de devedores, este deve formalizar o pedido de exclusão. Nesse caso, o cidadão precisa encaminhar ao Serasa as seguintes informações:

  1. Cópia autenticada do CPF e do RG;
  2. Cópia do boletim de ocorrência, devidamente assinado por investigador ou delegado;
  3. Declaração escrita de próprio punho solicitando a exclusão da anotação, contendo: nome, endereço, telefone e número do CPF.