Um dos grandes questionamentos da maioria das pessoas é se o score do Serasa aumenta com o pagamento antecipado das contas. De boca em boca, as pessoas vão acreditando nisso Mas afinal, verdade ou mito? É isso que você vai poder conferir nesta matéria.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Score aumenta com pagamento antecipado de contas?

De maneira mais direta, não, o pagamento antecipado de contas não eleva a sua pontuação no Score do Serasa. Contudo, manter as contas em dia ajuda a manter seu score alto. Agora. Caso você atrase contas, ou seja negativado, verá seu score cair drasticamente.

Aumentando o Score Serasa

Como já mencionamos, para manter uma boa pontuação no Score Serasa, é imprescindível manter suas contas em dia. Apesar de não influenciar no aumento do Score, mostra ao Serasa que você é um bom pagador.

Alguns outros hábitos podem ajudar você a aumentar a pontuação do Score, confira alguns deles:

  • Solucione pendências financeiras: Para elevar a pontuação no Serasa Score, é crucial regularizar dívidas negativas e evitar novos atrasos nos pagamentos;
  • Mantenha seus dados atualizados na Serasa: Sempre que houver mudanças de endereço ou número de telefone, atualize as informações na Serasa. Dados precisos contribuem para a confiabilidade do seu perfil de crédito;
  • Aproveite o Cadastro Positivo: O Cadastro Positivo destaca seu histórico financeiro, mostrando pagamentos em dia e relacionamentos positivos com instituições financeiras;
  • Considere a Conexão Bancária: Ao compartilhar dados bancários, como movimentações e informações cadastrais, você permite que o Serasa Score seja mais preciso em sua avaliação.

Como funciona a pontuação do Score?

A pontuação do score reflete ao mercado a probabilidade de um consumidor honrar seus compromissos financeiros nos próximos meses. Esse cálculo é realizado por algoritmos de inteligência artificial que consideram quatro fatores principais, cada um com diferentes pesos: histórico de crédito, presença de dívidas e pendências, consultas ao CPF e evolução financeira.

O score é classificado em uma escala de 0 a 1000, dividida em quatro categorias que indicam as chances de obter crédito no mercado. Essas categorias são: Score muito baixo (0 a 300), Score baixo (301 a 500), Score bom (501 a 700) e Score excelente (701 a 1000).