Não é de hoje que quando as pessoas se apertam financeiramente, elas recorrem ao empréstimo. Provavelmente você conhece alguém ou até mesmo já precisou contratar para aquele momento de sufoco, não é mesmo? Uma pesquisa feita pelo SPC Serasa, confirmou que 37% dos brasileiros já recorreram ao empréstimo pessoal para pagar dívidas.

E com a opção da internet na palma da mão, tudo fica muito mais fácil. E com a contratação de empréstimo não é diferente. É possível aderir em poucos minutos, e o dinheiro cai na sua conta, tudo sem precisar sair de casa e enfrentar filas. Uma das vantagens de pedir empréstimo online é a facilidade nas informações do contrato, que discriminam os juros e as taxas, por exemplo.

Empréstimo online é seguro? Veja como se proteger

Porém, antes de contratar um empréstimo online, você deve estar atento em todos os detalhes para não cair em um golpe. Vamos ver as dicas para pedir dinheiro emprestado pela internet e não cair em nenhuma cilada.

Empréstimo online é seguro?

No geral, sim. Mas como qualquer transação financeira feita pela internet, é preciso prestar atenção com alguns cuidados antes de sair contratando um empréstimo online.

O primeiro detalhe é saber se a empresa que está oferecendo o crédito é conhecida. Pesquise na internet se há reclamações dela. Na maioria dos casos, quando colocado o nome da empresa no site de buscas já aparecem as avaliações de outras pessoas, o que torna o serviço mais fácil.

5 cuidados antes de contratar um empréstimo pela internet

1. Verifique se o site é confiável

Todos os sites confiáveis possuem um certificado de segurança, que é o cadeadinho no canto esquerdo superior (ao lado do endereço da página). Algumas vezes, o Google alerta a segurança (ou não) do site em questão. Outro fator relevante é o domínio do site (".com" e ".com.br"), na maioria das vezes, são mais seguros.

2. Confira os dados e a reputação da empresa

Pelo site da Receita Federal, é possível que você pesquise se o CNPJ da instituição (geralmente é encontrado no rodapé da página) existe. Também você pode estar pesquisando a reputação da empresa pelo site do Reclame Aqui.

3. Nunca pague valores adiantados

Com certeza nenhuma empresa séria irá solicitar pagamentos de valores adiantados para conceder crédito. Esse é um dos golpes que estão acontecendo, onde criminosos que se passam por empresas solicitam pagamentos adiantados para então, liberar o empréstimo. Na maioria dos casos, eles enviam mensagens por redes sociais ou SMS. As parcelas do empréstimo online contratado só devem ser pagas depois de todos os procedimentos feitos.

4. Tenha acesso e preste atenção ao contrato

É obrigação da empresa disponibilizar o contrato para o cliente e constar todos os detalhes do acordo especificados de maneira clara. Primeiro, leia atentamente todas as cláusulas, assim como os valores das parcelas, a forma de pagamento, os juros e taxas. Confira o CET (Custo Efetivo Total), no qual é o valor total do que você irá pagar.

5. Cuidado ao fornecer dados pessoais; nunca dê a senha do seu cartão

Você só deve fornecer seus dados na contratação do empréstimo depois de confirmar a seriedade e segurança do banco ou instituição financeira escolhida. Mas nunca forneça senhas de cartão, senhas do seu e-mail, número de cartão ou CVV (Código de Segurança) do seu cartão de crédito.