Na última segunda-feira, 14 de fevereiro, a Serasa Experian divulgou dados sobre a procura de crédito no Brasil. Em suma, a busca por crédito cresceu 7,2% no mês de janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021.

De acordo com a Serasa, o aumento na procura de crédito financeiro do primeiro mês do ano, foi o menor desde o mês de outubro de 2021. Neste período a procura registrou uma alta de 5,6%. Já em novembro, o aumento foi de 7,6% e em dezembro, 11,6%.

Procura por crédito aumenta 7,2% em janeiro

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aqueles gastos de início de ano que são comuns a grande maioria das pessoas, é o principal fator que faz as pessoas buscarem por crédito para complementar a renda.

Ou seja, o pagamento do IPVA, as taxas do IPTU, bem como os materiais escolares, tornam o orçamento das famílias, muito pesados. Dessa forma, para não cair na inadimplência, as pessoas acabam recorrendo ao crédito.

Segundo Luiz Rabi,

"Os consumidores que precisam fechar as contas do fim do mês recorrem ao recurso financeiro para não ficar no vermelho. No entanto, as altas taxas de juros, também encareceram o acesso ao crédito. Por isso, embora as pessoas continuem precisando, o mês de janeiro registrou o menor percentual dos últimos três meses".

De acordo com os dados da Serasa Experian, as grandes altas na procura por crédito, aconteceram no Centro-Oeste (16%). Em seguida, aparecem as regiões do Norte (14,5%), do Sul (9,8%), do Sudeste (5,4%), e do Nordeste (3,7%).

Sobre a Serasa Experian

Em suma, a Serasa Experian é uma empresa do Brasil, que foi criada há mais de 45 anos. Ela integra o grupo Experian, desde 2007. Ela foi criada em 1968, e visa padronizar os formulários, bem como dar rapidez nas decisões bancárias e controle ao sistema financeiro.

Hoje em dia, a Serasa Experiam tem indicadores econômicos que são referência tanto para o comércio, e a indústria, quanto para o setor de serviços. Ademais, um dos principais serviços para o consumidor que a empresa oferta, é a consulta grátis ao CPF. Assim, você pode checar se o seu nome está sujo, bem como qual a loja negativou o seu CPF.