Na última terça-feira, 8 de fevereiro, a Enauta (ENAT3) divulgou a contratação da sonda de perfuração Alpha Star para fazer a perfuração do 4º poço do Sistema de Produção Antecipada do Campo de Atlanta.

Em suma, a operação deve iniciar no quarto trimestre de 2022. Além disso, ainda é possível que seja estendida, para incluir a perfuração de mais 2 poços necessários para o desenvolvimento do Sistema Definitivo de Atlanta.

O Campo de Atlanta está localizado no Bloco BS-4, na Bacia de Santos. Ele é operado pela Enauta Energia S.A., a subsidiária integral da companhia, que possui 100% deste ativo.

Enauta contrata sonda para perfurar quarto poço no Campo de Atlanta

De acordo com a descrição da transação, a Enauta Energia S.A. firmou em 31 de janeiro de 2022, contratos de serviços por tempo com a Serviços de Petróleo Constellation S.A., e de agretamento com a London Tower Management BV para a contratação da sonda de perfuração chamada Alpha Star, que deve perfurar o quarto poço do SPA do Campo de Atlanta.

Ademais, o prazo estipulado pela companhia para a perfuração do 4º poço, é de em torno de 60 dias. E ele ainda pode ser estendido por mais 150 dias, se o Conselho de Administração da Enauta aprovar, para perfurar mais dois poços produtores e remanejamento de linhas. O valor estimado, e aprovado, é de US$ 23 milhões para um poço.

Participaram da licitação internacional aberta pela Enauta, e conduzida por um Comitê de Licitação interno, 9 empresas do ramo. Para elencar a vencedora, foram usados os critérios previstos nos procedimentos de contratação da Companhia. Tais como preço, prazo, termos e condições, aspectos de segurança e meio ambiente, bem como as características técnico-operacionais da sonda e do projeto.

Além disso, as condições acordadas com as contratadas refletem as condições usuais contratadas no mercado. E assim, garante a comutatividade da operação para todas as partes. Por fim, a transação será refletida nas notas explicativas das demonstrações financeiras da companhia.