O time de especialistas do BTG Pactual revisou a carteira mensal de ações recomendadas há alguns dias, com duas grandes mudanças. Ao todo, o portfólio possui 10 ações que são indicadas para compra em maio pelo banco de investimentos - veja abaixo quais são e leia o relatório na íntegra.

"O processo de seleção dos ativos é realizado pelo time de estrategistas do Research do Banco BTG Pactual, com base em uma análise conjunta ao time de analistas, sem considerar necessariamente índices de referência ou liquidez", explica o BTG Pactual.

Listadas na bolsa de valores, as ações são um tipo de ativo de renda variável (de alto risco) recomendado para quem quer diversificar a carteira de investimentos, bem como para quem busca uma rentabilidade mais alta. No mercado, casas de investimentos, como o BTG Pactual, divulgam periodicamente uma relação de bons ativos, selecionados por especialistas.

Assim, veja abaixo quais são as ações da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) recomendadas pelo time de analistas do BTG Pactual em maio:

Maio: Minerva e Locaweb entram na carteira do BTG Pactual; Cielo e Localiza saem

O BTG Pactual anunciou que em maio de 2022 as novidades da carteira de ações são a produtora de carne Minerva (BEEF3) e prestadora de serviços de internet Locaweb (LWSA3). De outro lado, dando lugar, saíram os papéis da empresa de pagamentos Cielo (CIEL3) e da locadora de veículos Localiza (RENT3).

"Decidimos adicionar exposição à carne bovina via Minerva. Acreditamos que o ciclo do gado no Brasil, principal mercado da empresa, está preste a sofrer uma reviravolta. Também vemos uma demanda forte e crescente por carne bovina brasileira, juntamente com uma vantagem competitiva para os produtores do país (gado alimentado via pasto vs. gado alimentado com grãos). Por fim, o valuation atual é atrativo e a geração de caixa é forte. Também estamos adicionando a Locaweb. As ações caíram 46% no acumulado do ano e agora estão sendo negociadas a 2x EV/Vendas 2022E e 14x EV/EBITDA, com expectativa de recuperação gradual da lucratividade este ano. Para abrir espaço no portfólio, estamos tirando a Localiza e a Cielo", disseram os especialistas.

Além disso, outras duas alterações foram feitas na participação de algumas ações da carteira de small caps, da seguinte forma:

  • Aumento da Multiplan (MULT3) no portfólio de 5% para 10%;
  • Aumento da Vale (VALE3) de 10% para 15%.

SLC Agrícola segue na carteira

Em meio às turbulências no mercado, os especialistas decidiram fazer alterações entre petróleo e commodities agrícolas, retirando a Petrobras (PETR4) - que possuía peso de 15% na carteira - e seguindo com a SLC Agrícola (SLCE3), produtora de algodão, soja e milho.

"Como o algodão compete diretamente com a fibra sintética (derivada do petróleo), a SLC ainda nos oferece exposição a preços mais altos do petróleo. A Raízen [RAIZ4], distribuidora de combustíveis e produtora de etanol, também oferece alguma exposição indireta aos preços mais altos do petróleo", explicam.

Exposição a bancos

Devido ao cenário de juros favorável às instituições financeiras, os especialistas colocam a carteira exposta aos grandes bancos do país, por meio do Itaú Unibanco (ITUB4) cujo peso na carteira aumentou de 10% para 15% e pelo Banco do Brasil (BBAS3).

VALE3, MULT3 e ENGI11 entraram em fevereiro

Vale dizer que os especialistas do BTG Pactual decidiram retirar seis ações da carteira em fevereiro desse ano, sendo elas Gerdau (GGBR4), Suzano (SUZB3), Totvs (TOTS3), PetroRio (PRIO3), Iguatemi (IGTI11) e B3 (B3SA3).

Segundo a carteira divulgada, entraram no lugar delas a Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Tim (TIMS3), Multiplan (MULT3), Energisa (ENGI11) e Rede D'Or São Luiz (RDOR3), sendo que as ações PETR4, TIMS3 e RDOR3 não seguem no portfólio agora em maio, entretanto.

Carteira Recomendada BTG: as 10 ações da carteira em maio 2022

Veja abaixo as 10 ações recomendadas em maio pelo banco de investimentos BTG Pactual, bem como o peso de cada papel na carteira:

Carteira 10SIM BTG Pactual - maio de 2022
Empresa Ação na B3 Setor Peso (%)
Vale VALE3 Metais & Mineração 15
Itaú Unibanco ITUB4 Bancos 15
Banco do Brasil (BB) BBSA3 Banco 10
Raízen RAIZ4 Energia/Agronegócio 10
Energisa ENGI11 Serviços Básicos 10
Multiplan MULT3 Shoppings 10
SLC Agrícola SLCE3 Agronegócio 10
Arezzo Co ARZZ3 Varejo 10
Minerva BEEF3 Alimentos 5
Locaweb LWSA3 Tecnologia 5
Fonte: BTG Pactual/Relatório.

- Veja a íntegra da carteira de ações recomendadas pelo BTG Pactual em maio.