Os especialistas do BTG Pactual revisaram a carteira mensal recomendada de ações há alguns dias, com cinco mudanças. Ao todo, o portfólio possui 10 ações que são indicadas para compra em outubro pelo banco de investimentos.

"O processo de seleção dos ativos é realizado pelo time de estrategistas do Research do Banco BTG Pactual, com base em uma análise conjunta ao time de analistas, sem considerar necessariamente índices de referência ou liquidez", explica o banco.

As ações são um tipo de ativo recomendado para quem quer - e precisa - diversificar a carteira de investimentos, bem como para quem busca uma rentabilidade mais alta em meio ao cenário de juros da renda fixa mais baixos. Veja abaixo quais ações são recomendadas pelo BTG em outubro:

SLCE3, ASAI3, BBDC4, PRIO3 e RAIZ4 são as novidades de outubro

Em outubro, o BTG Pactual possui cinco novas ações em sua carteira recomendada. A SLC Agrícola (SLCE3) - que também é indicada pelo banco como small cap - vem para aumentar a participação do portfólio no setor de agronegócio onde há benefícios com uma alta constante nos preços das commodities leves, principalmente o algodão, que é um ativo importante para a empresa.

Para trazer exposição ao promissor setor de energia, entram para a carteira em outubro a PetroRio (PRIO3) e a Raízen (RAIZ4). Segundo os especialistas, elas são "duas empresas que se beneficiam de preços mais altos de energia e petróleo em todo o mundo".

Outra novidade em outubro é a rede de atacados Assaí (ASAI3) que deve ter expansão nos próximos anos, com ações a bons preços, segundo análise dos especialistas.

Por sua vez, o Bradesco (BBDC4) é a opção do setor bancário na carteira de outubro. Segundo o BTG Pactual, "as ações de bancos sofreram uma queda em setembro e agora estão sendo negociadas a valuations muito atraentes".

As 10 ações da carteira em outubro

Segundo o relatório divulgado, que é aberto ao público, saíram da carteira em outubro as ações das empresas Magazine Luiza (MGLU3), Pague Seguro (PAGS34), B3 (B3SA3), Vale (VALE3) - que tinha um peso de 15% no portfólio - e a Cyrela (CYRE3).

"Mantemos exposição à rede de hospitais Rede D'Or, a seguradora Porto Seguro, a siderúrgica Gerdau, a fabricante de bens de capital WEG e a Vamos", disseram os especialistas.

Veja abaixo as 10 ações recomendadas em outubro pelo banco de investimentos BTG Pactual, que agora possuem um peso equilibrado:

Carteira de ações recomendadas pelo BTG Pactual em outubro 2021
Empresa Ação na B3 Setor Peso (%)
Bradesco BBDC4 Bancos 10
Raízen RAIZ4 Energia/Agronegócio 10
Rede D'Or RDOR3 Saúde 10
WEG WEGE3 Bens de Capital 10
SLC Agrícola SLCE3 Agronegócio 10
Assaí ASAI3 Varejo 10
PetroRio PRIO3 Petróleo & Gás 10
Gerdau GGBR4 Metais Básicos 10
Porto Seguro PSSA3 Financeiro 10
Vamos VAMO3 Transportes 10
Fonte: BTG Pactual/Relatório.

- Veja a carteira de ações recomendadas pelo BTG em outubro.