Após dobrar a quantidade de ações da carteira recomendada focada em dividendos, o banco de investimentos BTG Pactual passou a ter um portfólio mensal. Dessa forma, os reajustes pelos especialistas, que antes eram trimestrais, a partir de maio de 2022 seguem mensais.

Assim, em junho de 2022 o BTG Pactual anunciou sua Carteira de Dividendos, com 10 ações indicadas para quem quer investir com objetivo de receber uma fatia dos lucros das empresas negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3): os chamados "dividendos" que também podem ser pagos em forma de "Juros sobre Capital Próprio (JCP ou JSCP).

"Nosso portfólio reformulado de Dividendos com 10 ativos agora terá periodicidade mensal. Recentemente, decidimos aumentar nossa Carteira de Dividendos para 10 ações, de 5. Acreditamos que, ao aumentar o número de ações, oferecemos aos nossos clientes um portfólio mais diversificado e abrangente", explicaram os especialistas do BTG. Confira abaixo as novidades do mês e acesse o relatório na íntegra.

Carteira Dividendos BTG: veja as 10 ações em junho de 2022

Para junho de 2022, os especialistas do BTG Pactual resolveram realizar duas mudanças na carteira de dividendos: saída das empresas Brasil Agro (AGRO3) e Engie Brasil (EGIE3) para entrada da Sabesp (SBSP3) e Cyrela (CYRE3).

"Em relação a Sabesp, acreditamos que mesmo sem considerar qualquer cenário de privatização em nossos números, entendemos que o nome está sendo negociado a uma TIR real barata de 10% e a 0,67x EV/RAB.", disseram os especialistas. "Vemos a Cyrela muito bem posicionada no setor e com balanço bastante resiliente, o que também contribui com essa escolha para nossa carteira".

Depois das duas alterações do mês, a carteira de dividendos é composta ainda pelas seguintes companhias da B3: Alupar, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Energisa, Telefônica, ISA CTEEP e Vale. Confira abaixo as 10 ações da Carteira Dividendos do BTG Pactual para junho, com o indicador Dividend Yield (DY) estimado para 2022 e 2023:

Carteira Recomendada da Dividendos - BTG Pactual
Empresa Ação na B3 Setor Dividend Yield (DY) estimado para 2022 Dividend Yield (DY) estimado para 2023
Bradesco BBDC4 Banco 6,4% 7,1%
Alupar ALUP11 (unit) Energia 7,2% 9%
Cyrela CYRE3 Imobiliário 12,2% 16,9%
ISA CTEEP TRPL4 Energia 5,5% 10,7%
Sabesp SBSP3 Serviços Básicos 2,0 2,7%
Itaú Unibanco ITUB4 Banco 4,1% 6,6%
Energisa ENGI11 (unit) Energisa 5,5% 5,8%
Telefônica Brasil VIVT3 Telecomunicações 4,9% 4,9%
Vale VALE3 Metais & Mineração 9,7% 9,7%
Banco do Brasil BBAS3 Banco 10,1% 11,5%
Fonte: Reprodução/BTG Pactual e Economática.

Energisa, Vale e Banco do Brasil estreiam na carteira em maio

Durante os meses de abril, março e fevereiro a carteira do BTG Pactual ainda era trimestral e contava, dentre outros sete nomes, com as companhias CPFL (CPFE3), Porto Seguro (PSSA3) e BB Seguridade (BBSE3), que deixaram o portfólio em maio.

"Assim abrimos espaço para a entrada de Vale (VALE3) que deve continuar com sua forte geração de caixa, Banco do Brasil (BBAS3) [controlador da BB Seguridade] que além da forte geração de caixa e distribuição de proventos estimado para o ano (DY 22E de ~10%), entendemos que deverá apresentar o melhor conjunto de resultados entre os bancos incumbentes. Energisa (ENGI11) também entrou considerando a expectativa positiva de resultados", explicam os especialistas, com nosso destaque.

Desempenho da Carteira Dividendos em abril

Em Abril, quando a carteira era trimestral, a seleção de ativos dos especialistas do BTG Pactual apresentaram queda de 0,71%, abaixo da retração de 5,19% do Índice IDIV e 10% do Ibovespa.

Desde 8 de novembro de 2019, a Carteira Recomendada de Dividendos do BTG Pactual acumula uma rentabilidade de +26,39%, contra +13,58% do IDIV e +0,23% do IBOV.

Desempenho da Carteira Dividendos em maio

Em Maio, a nova Carteira Recomendada de Dividendos do BTG Pactual teve uma performance positiva de 2,80%, contra +4,26% do Índice IDIV e +3,22% do Ibovespa.

- Veja a atual carteira de dividendos do BTG Pactual na íntegra.