Desde maio de 2021, a B3 passou a automatizar o comando do exercício de opções, que até em tentão só podia ser feito de forma manual pelo investidor. Em geral, a implantação do Exercício Automático de Opções tem o objetivo de aproximar a bolsa do Brasil ainda mais das práticas internacionais, e assim, mitiga os riscos operacionais e dá escala à negociação de opções.

As opções se tratam de contratos nos quais o investidor negocia o direito de comprar ou vender um ativo, por um valor determinado previamente. Enquanto isso, o Exercício de Opções é o comando que o titular da opção faz para exercer esse direito. Até então, era feito de forma manual. Sendo assim, se o investidor não der o comando para exercer a opção, deixa de fazer o seu direito, que pode ser a venda, ou a compra da ação, pelo preço pré-determinado.

Abaixo, entenda todos os detalhes sobre o exercício automático de opções sobre Ações, Units e ETFs.

O que é o Exercício Automático das Opções?

Em suma, o exercício automático das opções é a automatização do comando do exercício das opções, no seu dia de vencimento, para as opções que estiverem ao menos em R$ 0,01 dentro do dinheiro (ITM), tendo o valor de fechamento do ativo-objeto como preço de referência.

Até abril de 2021, o exercício das opções sobre ações, Units, e ETF's se dava por meio do comando manual por parte do investidor. E ele podia exercer as suas opções em dias anteriores, durante o dia do vencimento, para as opções americanas e durante o dia do vencimento para as opções europeias.

O que muda com o Exercício Automático de Opções?

A forma de negociação das opções não sofre nenhuma mudança em relação ao praticado até abril. Entretanto, existe uma alteração no dia de vencimento da operação. Ela passou a acontecer na 3ª sexta-feira do mês, e não mais na 3ª segunda-feira. E o último dia da negociação, passou a coincidir com o vencimento. Ou seja, um dia antes, como ocorre hoje.

O exercício manual deixou de ocorrer?

Em suma, quem desejar, pode, no dia do vencimento, fazer o comando do exercício de opções (tanto americanas quanto europeias) de forma manual durante a sessão de negociação. Entretanto, se nenhum pedido for feito, o exercício vai acontecer de forma automática no dia do vencimento, depois da sessão de negociação e baseado no preço de fechamento da ação no mercado à vista.

Vale ressaltar que só acontecerá o exercício automático quando as opções estiverem pelo menos R$ 0,01 dentro do dinheiro em relação ao preço de fechamento do ativo-objetivo ou ainda caso o investidor peça o exercício para as opções fora do dinheiro via comando de Contra Exercício.

Por que houve essa facilidade?

O projeto que vem sendo alinhado com o mercado desde 2018, já cumpriu as etapas de aprovação dos reguladores e a abertura das séries de opções com as novas características.

De acordo com Mario Palhares, diretor de Produtos de Equities da B3,

"A implementação do Exercício Automático além de muito relevante é também muito esperada pelo mercado. Hoje, apenas cerca de 0,3% das opções dentro do dinheiro não são exercidas, por esse motivo, entendemos que a mudança facilitará o dia a dia dos clientes, trazendo ainda mais agilidade na negociação".

Abaixo, confira como era, e o que mudou:

Características até abril/2021 Novas características
Data do vencimento Terceira segunda-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data subsequente em que houver negociação. Terceira sexta-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data anterior em que houver negociação.
Último dia de Negociação Dia de sessão de negociação imediatamente anterior à sua data de vencimento. Terceira sexta-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data anterior em que houver negociação.
Exercício Mediante solicitação do titular. Opções fora do dinheiro podem ser exercidas, mediante autorização da B3. Mediante solicitação do titular. Opções fora do dinheiro podem ser exercidas, mediante autorização da B3. Ou; Realizado automaticamente pela B3, na data de vencimento: - Para opção de compra, sempre que a diferença entre o preço de fechamento ação no mercado a vista e o preço de exercício da opção for positiva (dentro do dinheiro). - Para opção de venda, sempre que a diferença entre o preço de exercício da opção e o preço de fechamento da ação no mercado a vista for positiva (dentro do dinheiro). - Não receber solicitação de abandono do exercício pelo titular via Contra Exercício para opções dentro do dinheiro, - Receber solicitação de exercício pelo titular via Contra Exercício para as opções no dinheiro ou fora do dinheiro
Contra Exercício Instrução enviada para exercer uma opção exatamente no dinheiro ou fora do dinheiro; ou abandonar o exercício de uma opção dentro do dinheiro

Desde o mês de dezembro de 2019, todos os contratos com vencimento a partir de maio de 2021 são negociados tendo o exercício automático e as demais novas características presentes em seu contrato.

Qual o calendário de vencimento de opções para o ano de 2022?

Mês Data CALL PUT
Janeiro 21/01/2022 A M
Fevereiro 18/02/2022 B N
Março 18/03/2022 C O
Abril 14/04/2022 D P
Maio 20/05/2022 E Q
Junho 17/06/2022 F R
Julho 15/07/2022 G S
Agosto 19/08/2022 H T
Setembro 16/09/2022 I U
Outubro 21/10/2022 J V
Novembro 18/11/2022 K W
Dezembro 16/12/2022 L X

Qual o horário de exercício de opções?

No dia de vencimento, é necessário se atentar a alguns horários, conforme abaixo:

  • Das 10h00 às 14h00 - Período para exercício manual de posição titular;
  • Das 10h00 às 15h00 - Negociação das opções vincendas;
  • Às 16h45 - Recebimento do arquivo de posições e do IMBARQ;
  • Das 17h30 às 18h00 - Janela para solicitação do contrary exercise;
  • Às 18h00 - Disparo do exercício automático de posição titular dentro do dinheiro + execução dos pedidos de contrary exercise;
  • Das 18h00 às 18h30 - Horário de negociação no after-market.

Ressaltamos também, que o exercício automático é feito pela B3, observadas as condições a seguir:

  • Para opção de compra: se o preço do ativo-objeto no mercado à vista for superior ao preço de exercício;
  • Para opção de venda: se o preço do ativo-objeto no mercado à vista for inferior ao preço de exercício;
  • Não ganhar um comando de contrary exercise para não exercer, quando estiver in-the-money;
  • Quando estiver out-of-the-money ou at-the-money, receber um comando de contrary exercise para exercer e estiver dentro do túnel de preço do contrary exercise.