A Smart Fit (SMFT3), novata na bolsa de valores brasileira, anunciou ao mercado que em 5 de agosto deste ano houve uma expansão na companhia, por meio de aquisição da rede de academias Smartexp Escola de Ginástica e Dança, na qual a Smart Fit mantinha participação minoritária.

Segundo o documento divulgado, o contrato prevê a compra de ações emitidas pela Smartexp, de forma que a Smart Fit passará a ser dona de 100% do capital social da rede de academias.

Expansão: Smart Fit compra 34 academias da marca

A Smartexp é operadora de uma rede composta por 34 academias de ginástica da marca Smart Fit, espalhadas pelo Brasil.

Assim, a Smart Fit explica que a compra da Smartexp "está alinhada aos seus planos de expansão, bem como reitera seu compromisso de manter os acionistas e o mercado em geral informados acerca do andamento deste e de qualquer outro assunto de interesse do mercado".

A Smart Fit realizou em 14 de julho uma oferta pública inicial (IPO) e assim foi listada na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Pelo documento da oferta, a Smart Fit já dizia que pretendia usar parte dos recursos levantados no IPO para aquisição de ações da Smartexp, que estavam detidas por acionistas minoritários, dentre outras medidas que mostram uma gestão focada em expansão e desenvolvimento da companhia.

O anúncio, assinado pelo Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Smart Fit, Thiago Lima Borges, não informa os valores envolvidos na operação.

Segundo o calendário corporativo da empresa, a Smart Fit divulgará nesta quarta-feira, 11 de agosto, os resultados obtidos no segundo trimestre deste ano (2T21) em relatório, que pode detalhar um pouco mais a compra da Smartexp.

- Veja o documento que anuncia a aquisição da Smartexp pela Smart Fit na íntegra.

Smart Fit (SMFT3) levanta R$ 2,3 bi em IPO e estreia na B3

A Smart Fit realizou um IPO (sigla para initial public offering) com venda primária de 100 milhões de ações emitidas pela rede de academias. A oferta contou apenas com a chamada "distribuição primária", desta forma, todos os recursos deviam ser destinados ao caixa da Smart Fit, após dedução dos custos com a operação.

Cada ação da Smart Fit (SMFT3), do tipo ordinária, foi fixada a um preço de R$ 23 pelo conselho de administração da empresa. Considerando esse valor sobre a venda inicial, o IPO trouxe à rede de academias um volume de R$ 2,3 bilhões.

Além disso, a oferta pública também contou com a possibilidade de negociação de um lote adicional de 20 milhões de ações e um pacote suplementar de até 15 milhões de papéis, conforme demanda por investidores, o que envolveria mais dinheiro.

Pelo documento do IPO, a Smart Fit disse que pretende usar a quantia líquida levantada com a operação, cerca de R$ 2,1 bilhões, para as seguintes medidas:

  • Retomada do plano de crescimento de academias Smart Fit;
  • Aquisição de ações da SmartEXP, detidas por acionistas minoritários;
  • Aquisições estratégicas;
  • Investimentos em iniciativas para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema fitness da empresa, "sendo que quaisquer recursos líquidos remanescentes serão utilizados para otimização da estrutura de capital para a gestão ordinária de seus negócios", disse a Smart Fit.

Smart Fit compra Just Fit

Um pouco antes da conclusão do IPO, Em 16 de junho, a Smart Fit anunciou que havia sido concluída aquisição de 100% do capital social da Just Fit Participações em Empreendimentos.

A Just Fit é dona de uma rede composta de 27 academias localizadas em São Paulo, marcando então a expansão da Smart Fit e o aumento da empresa no estado.