Em uma publicação realizada no Medium, o diretor do setor de criptomoedas do Facebook, David Marcus, afirmou que uma nova carteira digital está prontinha para ser lançada no mercado. Ela se chamará Novi, mas para que ela possa começar a ser utilizada por usuários da rede social, algumas barreiras regulatórias precisam ser superadas.

O sistema de pagamento será baseado em blockchain da Diem, criptomoeda criada por membros do braço de serviços financeiros do Facebook. De acordo com o site da Novi, o Diem terá o mesmo valor da moeda dos países em que inicialmente será compatível: dólar, libra esterlina e euro. "O objetivo é que, com o tempo, o sistema de pagamento Diem seja compatível com mais moedas digitais", esclarece o portal.

Ainda não há previsão de quando o Novi chegará ao mercado, mas o sistema de pagamento já conseguiu aprovações regulatórias em boa parte dos Estados Unidos. Quando for lançado, o Novi estará disponível como um aplicativo independente na App Store e na Google Play Store e também será possível usar diretamente nos aplicativos do WhatsApp e do Messenger.

Barreiras regulatórias

Marcus diz que o problema principal está na stablecoin (moeda digital segurada por ativos mais estáveis) Diem, que era conhecida como Libra anteriormente. Mesmo que tenha sido desenvolvida para manter a estabilidade de seu valor e evitar volatilidade, ela vem sofrendo resistência entre órgãos de regulação financeira.

Porém, a rede social continua defendendo o Diem, segundo Marcus, pois acredita em um protocolo aberto para dinheiro pela internet que seja capaz de mudar o mercado para todas as pessoas do mundo.

"Estrutura de pagamentos está quebrada", diz Marcus

Marcus ainda defende que as carteiras digitais como o Novi precisam ser utilizadas, pois o sistema de pagamentos online atualmente está "quebrado". Ele defende que é preciso alterar a maneira de movimentação do dinheiro pela internet, pois os sistemas atuais são custosos, lentos e não são interconectados. "Existem aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas sem os serviços bancários pelo mundo, e muitos mais têm pouco acesso".

Marcus, que já esteve à frente do comando do sistema de pagamentos PayPal antigamente, afirma que depois da pandemia, os pagamentos online aceleraram e reforçou que há necessidade de mudanças para que ninguém fique para trás. Porém, ele lembra que muitos governos ainda colocam barreiras para aderir às novas tecnologias, fazendo com que países como a China estejam sempre ganhando.

O diretor ainda afirma que o Novi seria a melhor opção para esse cenário, já que oferece pagamentos gratuitos entre pessoas em qualquer lugar do mundo. Ele também diz que o sistema irá baratear custos para empresas, e ao mesmo tempo estaria ampliando o lucro de serviços comerciais, já que teriam acesso a uma grande base de clientes.

O sistema da nova carteira também permitirá uma maior diversificação de serviços financeiros, criados por parceiros de nomes respeitados e bem regulamentados. Mesmo demonstrando entusiasmo com a ideia, o executivo não detalhou quando poderá ocorrer sua estreia oficial.

O sistema de pagamentos alterou seu nome em dezembro de 2020, depois de sua identidade anterior, que se chamava Calibra, sofreu muitas críticas pela sua ligação com a rede social.