O Banco Central do Brasil divulgou oficialmente, através das redes sociais oficiais da instituição, o PIX, novo aplicativo de pagamentos disponível no Brasil. Na última segunda-feira (22), o perfil do Banco Central publicou que um novo meio, criado pelo próprio Banco Central, será a mais nova opção de operações financeiras para os brasileiros.

No comunicado, o Banco Central divulgou um vídeo, ilustrando como que o aplicativo pode ser usado, e destacando a sua praticidade, em todas as operações que podem ser realizadas entre os usuários, desde o pagamento de contas, mas também para transferências. Ainda de acordo com a divulgação, o aplicativo estará disponível para uso 24h por dia, em todos os dias da semana.

A principal aposta, o principal diferencial do Banco Central é justamente na praticidade e na rapidez das operações. Enquanto hoje, existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamento de contas, a grande aposta do PIX é de que o aplicativo permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Em outras palavras, a promessa é de que o aplicativo realize as operações em tempo real. Vale lembrar que elas acontecerão sem a intermediação de terceiros: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta do beneficiário.

Basicamente, é o que acontece atualmente, quando contas de um mesmo banco, que podem ser feitas a qualquer momento. Estas transferências, de acordo com o Banco Central, poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, em caso de taxas e impostos.

Outro ponto importante é que os pagamentos também poderão ser feitos através de QR Code. De acordo com o Banco Central, cada tipo de QR Code terá uma forma de uso diferente. Confira os tipos:

  • QR Code estático: Poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um determinado produto ou de um valor pelo pagador. Pode ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo.
  • QR Code dinâmico: É recomendado para pagamento de compras, já que pode apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre as transações.

Entretanto, quem se interessar em usar o novo aplicativo, ainda terá que esperar. Isso porque, de acordo com a principal instituição bancária do país, a plataforma estará disponível apenas no fim do mês de novembro, e poderá ser baixado gratuitamente em todas as lojas de aplicativo disponíveis no país.