Você já ouviu falar de instituições que oferecem um cartão de crédito sem limite? Apesar de a primeira vista parecer ser uma oportunidade incrível de realziar compras com valores altos, e possibilidade de parcelamento, mantendo assim, o poder aquisitivo na ferramenta, esse produto pode não ser tão tranquilo assim.

O mais correto seria chamar o produto de cartão sem limite predeterminado. Confira abaixo, o que isso quer dizer.

O que é o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito nada mais é, do que o valor emprestado pela instituição financeira, ao seu cliente, para que esse possa efetuar compras, pagar contas ou realizar saques.

Dessa forma, o serviço funciona como um empréstimo. E mensalmente, o cliente possui o valor pré-aprovado pela instituição bancária, para utilizar no período de 30 dias. O valor gasto, deve ser pago dentro do prazo de vencimento da fatura, evitando assim, que corram juros sobre o valor devido.

Existe um saldo máximo que define o limite de gasto que o usuário pode utilizar. Assim, ao atingir o valor máximo estipulado, o cliente não poderá utilizar mais o cartão até que pague a sua fatura.

Existem fatores que são levados em conta pela instituição na hora de estabelecer qual o valor do limite de cada usuário. Dentre os indicativos, são considerados dados como renda mensal, bens em nome do titular, histórico como pagador, entre outros.

Cartão de crédito sem limites?

A maior parte dos cartões de crédito do Brasil, possuem um limite de crédito predeterminado. Mesmo que o limite não apareça de forma explícita, isso não significa que o mesmo não exista.

Através do comportamento de compra e histórico de pagamentos, a instituição do cartão consegue avaliar qual o perfil financeiro de cada usuário. Dessa forma, é difícil uma empresa disponibilizar um cartão de crédito sem limites. É dito isso, pois isso poderia acarretar em uma perda de controle por parte do cliente, colocando-o assim, sujeito a dívidas.

O chamado cartão unlimited (que traduzido do inglês é "sem limite"), é na verdade, uma ferramenta que não possui um valor específico a primeira vista. Apesar disso, o banco pode sim, recusar transações, caso perceba que o cliente está indo além de suas possibilidades de pagar a fatura.

Afinal, qual a diferença entre cartão de crédito com limite e o unlimited?

A principal coisa que os difere, está em o cliente saber, ou não, o limite que está disponível para compra de forma clara. Vale ressaltar, que tanto os cartões de limite alto, quanto aqueles com limite predeterminado, são liberados para uma pequena parte dos usuários.

Embora pareça algo incrível, ter acesso a muito crédito pode ser perigoso. É dito isso, pois o limite não é um orçamento, ou seja, ele é um dinheiro emprestado pelo banco, que depois precisa retornar a ele. Dessa forma, é importante não cair na armadilha de gastar mais do que se pode. O endividamento e complicações na justiça que deixar de pagar podem acarretar, não valem a pena.

Por isso, caso você faça parte da pequena parcela de pessoas que possuem um cartão com limite muito elevado, fica a dica: use-o de forma consciente.