Muitas vezes, em determinado momento da vida, as pessoas encontram empecilhos para conseguir manter a concentração na sua rotina do dia a dia. A falta de foco, faz com que a mente humana fique viajando em pensamentos, ou pensando em coisas que não são importantes. O mindfulness pode ser uma técnica que pode ajudar nisso, bem como melhorar a produtividade e vida financeira.

É importante lembrar, que para ter uma vida saudável e equilibrada, é importante cuidar não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. Dessa forma, elaboramos um artigo sobre a técnica de meditação e seus benefícios. Confira abaixo.

O que é o mindfulness?

O mindfulness, também chamado de atenção plena, nada mais é do que um treinamento da mente por meio da meditação. O objetivo desta técnica é fazer com que os praticantes alcancem uma maior percepção do atual momento.

As práticas podem ser inseridas no dia a dia da pessoa, de forma que a auxilie a mesma a ter um melhor entendimento sobre suas sensações e sentimentos no presente.

Uma das principais sugestões, é que os exercícios de mindfulness sejam realizados com frequência, de preferência todos os dias, pela manhã, assim que você acordar. Ou seja, não é recomendado que não se use apenas o mindfulness somente no momento de distração, mas sim, como um hábito recorrente.

Com relação ao tempo de prática, recomenda-se uma prática gradual, inicialmente de cinco a dez minutos, até chegar aos 45 minutos diários. Porém, vale ressaltar que não há uma regra muito rígida quanto a isso.

Exemplos de técnicas de mindfulness

Abaixo, seguem três dicas de técnicas de meditação que podem ser praticadas no cotidiano:

Mindfulness de áudio

Para praticar essa técnica, é necessário colocar os fones, com um som que acalma você. Pode ser som de mar, chuva, ou uma música calma. Deixe o ambiente todo organizado para realizar essa técnica.

Tendo feito isso, elenque o que deve realizar primeiro. Vale lembrar aqui, que o objetivo é se concentrar no trabalho.

Assim que definir o objetivo, respire lentamente por três vezes, inspire o ar pelo nariz, solte-o pela boca, e retorne seu pensamento para a tarefa. Visualize a realização da mesma, e inicie.

Mindfulness de respiração

Se notar que sua mente está viajando demais, fazendo assim com que você não consiga se concentrar em suas atividades, pare o que está fazendo. Em seguida, feche os olhos, respire fundo. Logo após, inspire o ar através do nariz, e o solte pela boca. Preste atenção somente em sua respiração.

Dessa forma, toda vez que pensamentos diversos te dispersem, leve a atenção de volta a respiração. Não se julgue, nem se critique. Apenas repare qual o padrão, e o que está irritando você.

Mindfulness de escaneamento corporal

Para realizar essa técnica também é necessário que se pare tudo que está fazendo, fechar os olhos e focar nas sensações corporais. Percorrer as sensações da cabeça aos pés, pernas, barriga, braços, mãos, mantendo sempre a respiração funda e constante.

Se estiver de pé, sinta os pés no chão. Se estiver sentado, sinta o quadril e os pontos de apoio sobre os quais sentou. Essa prática visa prestar atenção em você e em seu corpo.

Quais os benefícios do mindfulness?

O mindfulness pode trazer diversos benefícios para a vida financeira do praticante, pois a melhora na saúde mental influencia na melhoria dos demais aspectos da vida. Dessa forma, estando mais consciente sobre suas necessidades e vida, automaticamente as suas escolhas sobre seu dinheiro também melhoram.

As técnicas também melhoram o seu foco e concentração. Esse é o ponto chave para o aumento da sua produtividade, expansão dos negócios e upgrade em sua vida financeira.

Ao praticar a meditação todos os dias, há uma tendência mínima de que você efetue compras por impulso, bem como expande sua capacidade de analisar e refletir sobre seus negócios e projetos a concretizar. Assim, a chave para o sucesso é o autoconhecimento.

Diversas empresas que prezam pela saúde e bem estar de seus funcionários, já adotaram o mindfulness como uma prática regular. Dentre elas, o Google é um exemplo.

O controle da ansiedade e estresse, a melhoria na concentração e na memória, bem como a redução de problemas como insônia, estão entre alguns dos benefícios dos funcionários que possuem o hábito de meditar na empresa.