A empresa de maquininhas GetNet, do Banco Santander Brasil (SANB11), teve seu pedido de registro de companhia aberta aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 10 de agosto. Segundo o documento divulgado, a GetNet será registrada na categoria A.

Além disso, a empresa de pagamentos e seu controlador Santander também receberam aprovação da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), em 5 de agosto, para listagem da GetNet e admissão à negociação das ações e units emitidas pela empresa.

GetNet aguarda listagem na Nasdaq

A GetNet e o Santander Brasil também querem levar os papéis da empresa de maquininhas à bolsa de valores norte-americana Nasdaq.

Segundo o documento divulgado, há um pedido de registro das ações e units da GetNet pendente sendo analisado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (a Securities and Exchange Commission - SEC). Após a aprovação, os papéis da GetNet serão listados na Nasdaq, em forma de American Depositary Share (ADS), ou ações depositárias americanas.

"A entrega das ações e Units de emissão da Getnet aos acionistas do Santander Brasil ocorrerá após a obtenção das Aprovações Pendentes, em data de corte a ser informada aos acionistas e ao mercado em geral por meio de Fato Relevante", explica o Santander Brasil.

Santander usa GetNet para turbinar a plataforma PagoNxt

O Santander e a empresa de pagamentos GetNet receberam aval do Banco Central em 14 de julho para cumprimento de uma cisão parcial entre as companhias.

O objetivo da cisão é, segundo um dos documentos divulgados, "possibilitar que a Getnet possa explorar o pleno potencial dos seus negócios, como parte da estratégia do Grupo Santander de concentrar os negócios de tecnologia e meios de pagamento do grupo na PagoNxt, uma nova plataforma global de meios de pagamento focada em tecnologia".

Com a conclusão da cisão, a GetNet passa a ser controlada pelo Grupo Santander Espanha, este que irá usar a maior parte de sua participação na empresa de maquininhas para turbinar a plataforma de pagamentos PagoNxt.

Vale mencionar que em julho deste ano o Grupo Santander anunciou que a fintech PagoNxt começou a atender clientes em 30 países da Europa sob a marca GetNet.

Atualmente, a GetNet está entre as maiores empresas de pagamentos eletrônicos do Brasil. Segundo relatórios da The Nilson Report, a empresa foi considerada a terceira maior adquirente da América Latina em 2018, além de a segunda maior operadora de pagamentos em 2016 em termos de quantidade de transações online.