Golpistas estão usando o nome do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para fazer mais vítimas. Agora, o novo golpe consiste em uma pessoa se passar pela Helô, assistente virtual de atendimento do INSS para conseguir informações pessoais dos beneficiários. As abordagens acontecem pelo aplicativo de mensagem WhatsApp.

Para passar credibilidade, os golpistas adicionam na foto de perfil a assistente virtual. Além disso, eles confirmam algumas informações dos segurados e fornecem até números de protocolos, fazendo com que a vítima crie confiança e acredite que é, de fato, uma conversa com funcionários do INSS.

O INSS, por sua vez, orienta que quando receber este tipo de contato, que sejam bloqueados imediatamente. Ele também solicita que não seja fornecido nenhuma informação, como dados pessoais, senhas ou fotos de documentos.

Abaixo, entenda um pouco melhor esse golpe e veja como se proteger.

O que é a Helô?

A Helô é um chatbot, ou seja, um programa de computador que tem como função simular um atendimento virtual como se fosse um humano, e que serve para tirar dúvidas. Ela pode ser acessada pelo site do Meu INSS e não entra em contato com os beneficiários por outros meios, como via WhatsApp ou demais aplicativos de mensagens.

Como se proteger desse golpe?

É muito importante estar atento a algumas informações como forma de manter a segurança, como:

  • Sempre atualize os dados de contato (como telefone, e-mail e endereço). Isso pode ser feito pelo site do pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Caso algum meio de comunicação entre em contato com você solicitando dados ou fotos em nome do INSS, desligue a ligação na hora e bloqueie o número que te enviou mensagem;
  • Quando o INSS envia mensagens para os cidadãos com informações via SMS, ele utiliza o número 280-41. O INSS nunca envia links ou documentos por SMS e aplicativos de mensagens;
  • Sempre que o INSS solicita que o cidadão apresente seus documentos, o chamado fica registrado no Meu INSS e também tem a opção de consulta pelo telefone 135;
  • Quando for necessário realizar agendamento de serviços, entregas de documentos ou outro tipo de solicitação do INSS, sempre utilize apenas os canais oficiais de comunicação, como aplicativo, site Meu INSS ou as agências da Previdência Social (essa opção é apenas com agendamentos);
  • Vale lembrar que sempre que um beneficiário entra em contato com o INSS pelo número 135 ou pelo chat humanizado, é comum que o atendente peça algumas informações como o número de seu CPF e a confirmação do nome de sua mãe. Esse é um procedimento de segurança que serve para confirmar sua identidade.

            O que fazer em casos de tentativas desse golpe?

            Caso você tenha sido vítima desse tipo de golpe, denuncie para a Ouvidoria do INSS, pela internet ou pelo telefone 135.

            Mas se você tiver sido vítima e acabou fornecendo seus dados pessoais para os golpistas, é importante registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil mais próxima (ou online), e comunique para os órgãos envolvidos (como o INSS e o banco ou a instituição na qual você recebe o benefício). Desta forma, se alguém tentar usar seus dados pessoais, você estará mais protegido.