No Brasil, caso alguém queira transferir ou receber um valor pela sua conta bancária, basta passar alguns números de sua conta, certo? Agora com o PIX, é possível informar o CPF, número de telefone ou a chave PIX.

Para realizar uma transferência para outro país não é diferente: é necessário ter informações de alguns dados específicos para realizar a transação. O código IBAN é uma dessas informações necessárias.

A sigla IBAN vem do inglês e significa International Bank Account Number (para o português, podemos traduzir em Número da Conta do Banco Internacional). Pelo fato de existirem muitas instituições financeiras e bancos ao redor do mundo, o IBAN foi criado com a intenção de diminuir possíveis erros no momento de realizar uma transferência internacional.

Vamos saber um pouco mais sobre ele?

IBAN: o que é e qual sua necessidade nas transações para o exterior?

Vamos ver com detalhes o que é e para que serve o código IBAN.

O que é IBAN?

Como vimos, o IBAN é um código padrão que funciona como uma identificação de contas para fazer transferências internacionais. Sua criação foi em 1997 pelo Comitê Europeu de Normas Bancárias, e seu objetivo foi facilitar as operações bancárias entre os países da União Europeia. Hoje em dia, são em torno de 70 países que utilizam o IBAN para realizar transações.

Em 2013, o Banco Central regulamentou a publicação no Brasil. Por esse motivo, desde essa decisão, todos os bancos e instituições financeiras devem fornecer essa identificação para seus clientes, além de permitir o recebimento de transferências internacionais quando o código for utilizado.

Como são os números do IBAN?

O código do IBAN pode ter até 34 caracteres (letras e números). No Brasil, sua quantidade total é de 29 caracteres.

Por exemplo: BR 12 12345678 12345 0000000001 C 1

  • As duas primeiras letras são o código do País: BR;
  • 2 dígitos verificadores, podendo ser de 02 a 98 (no exemplo é o número 12);
  • 8 números para identificar a instituição financeira: (no exemplo são os números 12345678);
  • 5 números para identificar a agência bancária (sem o dígito verificador): 12345;
  • 10 números correspondentes à conta bancária do cliente (com o dígito verificador): 0000000001;
  • 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta (no exemplo é representado pela letra C);
  • 1 caractere identificando o titular da conta: 1 (nesse caso fictício).

Onde localizar o código IBAN da conta?

Caso você queira ter acesso ao seu código IBAN, basta solicitar para seu gerente do seu banco, consultando seu Internet Banking ou pelo Google, buscando por sites que geram o número. Informe o número da sua agência, da sua conta e dígito, e escolha o número do seu banco pelo ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro).

Vale lembrar que não basta apenas o código do IBAN, também é necessário outros códigos bancários para identificar as transferências internacionais, como o SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em português), também conhecido como BIC.

Qual é a diferença entre IBAN e SWIFT?

O IBAN funciona como um número de conta, sendo o identificador da conta de destino das operações internacionais. Já o SWIFT é o sistema que conecta todas as instituições financeiras ao redor do mundo, codificando as informações enviadas pela rede, garantindo o sigilo e evitando fraudes. Cada banco possui seu próprio código SWIFT.

Onde encontrar o código SWIFT?

Ele é encontrado no contrato de abertura de sua conta, no seu extrato bancário, na parte de transferências internacionais da plataforma online dos bancos ou no próprio site da SWIFT. Para localizar no site, é preciso o nome do banco, cidade e país em que o dinheiro será enviado.