As commodities (termo que vem da língua inglesa e, no sentido literal, significa apenas “mercadorias”) vêm crescendo cada vez mais no Brasil, sendo interessante compreender o que é o IC-Br e saber qual é a sua utilidade para quem investe no mercado de capitais nacional.

O que é o Índice de Commodities Brasil (IC-Br)?

Vamos entender o que são commodities.

O que são commodities?

São bens de consumo mundial. Por esse motivo, elas são comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores. Os países que têm produção de uma determinada commodity, exportam essa mercadoria para outros países e sua comercialização é global.

Alguns exemplos de commodities produzidas no Brasil são: o petróleo, a laranja, o minério de ferro e o café.

O que é o IC-Br?,

O IC-Br é o Índice de Commodities Brasil, que reflete o desempenho exatamente deste mercado.

Assim como todos os índices do mercado financeiro, o IC-Br pretende ser referência para que os agentes do mercado analisem como andam os negócios que lidam com commodities em suas atividades.

As commodities tem uma grande importância dentro da bolsa de valores brasileira (B), já que muitas empresas de alto valor de mercado trabalham operando no mercado de commodities, assim como a Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3).

Composição do Índice de Commodities Brasil

O índice de Commodities do Brasil foi lançado nos anos 2000 pela até então BM&F Bovespa, que hoje conhecemos como B3. Para compor esse indicador é evidente a utilização das principais commodities do mercado nacional.

Sua composição pode ser feita por diversas commodities, como:

  • Boi gordo;
  • Café;
  • Soja;
  • Milho;
  • Açúcar;
  • Petróleo;
  • Ouro;
  • Álcool anidro;
  • Entre outros.

O critério usado para medir cada commodity em sua composição do índice é o nível de produção nacional e a liquidez, sendo que o último critério é o mais relevante.

Para poder integrar ao índice, é necessário que a commodity tenha sido negociada, no mínimo, 80% dos pregões da bolsa de valores.

É muito interessante que o investidor conheça bem os índices do mercado financeiro brasileiro para realizar um bom investimento.

Histórico do IC-Br

Em 2004, os pontos do índice IC-Br estavam próximos de 10 mil. Já em 2005, apenas um ano depois, esse valor chegou próximo a 18 mil pontos, o que representa uma alta muito grande no setor em muito pouco tempo.

Porém, as commodities têm uma duração de se manter estável muito curta, podendo ter ciclos de altas e baixas. Portanto, após analisar o histórico do IC-Br, pode-se observar uma alta volatilidade do índice, sendo a curto e médio prazo.

No primeiro semestre de 2020, o índice chegou a um valor próximo a 29 mil pontos, sendo uma das maiores altas dele.

É possível investir no índice IC-Br?

Assim como o exemplo do Ibovespa, existem índices do mercado financeiro que possuem investimentos que tentam replicar o rendimento do indicador. Mas com o índice de commodities do Brasil não é possível investir diretamente em seu rendimento.

Mas é muito importante lembrar que o índice tem uma grande importância para os investimentos, traduzindo informações relevantes a respeito das commodities, sendo esse mercado um grande parceiro na composição do PIB do Brasil.