O Inter (BIDI11) anunciou na segunda-feira, 11 de abril, sua prévia de resultados operacionais relativa ao 1º trimestre de 2022 (1T22), sendo a primeira vez como uma companhia global, após a conclusão da aquisição da fintech Usend. As informações divulgadas nesta prévia são preliminares, não auditadas e sujeitas a revisão - veja abaixo.

Segundo a prévia, o Inter atingiu no 1T22 uma base de 18,6 milhões de clientes, o que representa um crescimento de 82% em relação ao mesmo período de 2021, isto é, aos meses de janeiro a março.

O banco digital e de serviços financeiros lançou a sexta via de negócios após a aquisição da fintech, sendo a Cross Border Services. Com a Usend, o Inter registrou picos de mais de 3 mil contas digitais globais (Global Account Inter) abertas em um dia.

Fintech Usend traz novas operações ao Inter

Mirando o setor financeiro dos Estados Unidos, o Inter anunciou em 27 de agosto do ano passado a aquisição da fintech norte-americana Usend. Meses depois, em 10 de dezembro o Banco Central do Brasil (Bacen) aprovou a operação.

"A Usend trouxe ao Inter um portfólio de produtos cross border já em operação, além da infraestrutura, licenças e experiência nos Estados Unidos e no Brasil necessários para a entrada nesse mercado, dentre eles, a Global Account Inter", explica o Inter pela prévia.

O volume financeiro transacionado em remessas internacionais foi superior a US$ 200 milhões ao longo do primeiro trimestre de 2022.

Para residentes americanos, são oferecidos os produtos conta digital com transferências, pagamentos e cartão de débito, gift cards e top-up. Hoje o Super App, aplicativo do Inter, leva parte dos clientes para o app da Usend.

Inter Banking: destaques para acordos e cartão de crédito

As operações bancárias do Inter saíram no positivo, segundo a prévia. "Celebramos um novo acordo estratégico de incentivos de longo prazo com a MasterCard com potencial para capturarmos uma melhoria de eficiência em 45% na operação de cartões nos próximos 5 anos", consta no relatório.

No 1T22, as transações de cartão totalizaram R$ 14,1 bilhões, em alta de 86% em relação ao 1º trimestre de 2021. Além disso, o volume transacionado em cartões de crédito cresceu 122% na mesma base de comparação e alcançou R$ 6,4 bilhões no 1T22.

Segundo o Inter, o número de cartões utilizados por sua base de clientes atingiu 5,8 milhões no 1T22, crescimento anual de 68%. Nesse segmento, o Inter fechou um acordo com o Mercantil do Brasil para explorar operações de créditos focadas no público de pessoas com mais de 50 anos de idade, com volume total de até R$ 2 bilhões em 18 meses.

Veja abaixo outros destaques do período:

  • Saldo médio em conta por cliente de R$ 1,1 mil no 1T22;
  • Lançamento da Antecipação do Saque-Aniversário FGTS para correntistas, pelo Super App;
  • Originação de crédito de R$ 4,526 bilhões, crescimento de 22% em relação ao 1T21. Do total, R$ 3,144 bilhões originados por empresas;
  • NPL (Non-Perfoming Loan, que são empréstimos não pagos) da carteira total, acima de 90 dias, atingindo 3,3% em março de 2022, enquanto o NPL da carteira de cartão de crédito atingiu 6,6%.

Inter Shop bate recorde de clientes no 1T22

Entre janeiro a março de 2022, o Inter captou 504 mil novos clientes para sua linha Inter Shop, chegando a cerca de 3,1 milhões de clientes ativos (LTM). Destes, 73% foram clientes recorrentes no 1T22, ou seja, que já haviam usado a plataforma para outras compras nos trimestres anteriores. Assim, no 1T22 houve recorde de novos clientes, clientes ativos e clientes recorrentes.

Com alta anual de 63% nas vendas, o Inter Shop registrou um volume bruto de mercadoria de R$ 1,053 bilhão, sendo um aumento de 56% na comparação com o mesmo período de 2021.

Inter atinge 2 milhões de investidores

Outro destaque é a linha Inter Invest, cuja corretora registrou uma base de 2 milhões de investidores ativos no 1T22, sendo aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2021. Nisso, havia 438 mil clientes com ações custodiadas no Inter.

O Inter, que fechou o período com R$ 58,1 bilhões em ativos sob custódia, lançou no 1T22 um programa chamado Movimento Trader Inter, uma parceria com influenciador digital e robôs de negociação, do serviço de assinatura Invest Pro.

Inter Seguros

A linha de seguros do Inter também captou mais clientes. Segundo a prévia, foram 915 mil clientes ativos em carteira, sendo uma alta de 149% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

O Inter registrou no 1T22 um aumento de 32% nas vendas de seguros e atingiu uma comercialização de R$ 87,5 milhões em consórcios no trimestre, que representa um crescimento anual de 125%. Por sua vez, os prêmios cresceram 26% e totalizaram R$ 43,7 milhões.

Inter divulgará resultados do 1T22 em maio

Como dito acima, o Inter, como de costume, já divulgou a prévia operacional do primeiro trimestre de 2022 (1T22). Agora, o relatório completos de desempenho financeiro será lançado ao mercado no dia 16 de maio desse ano, após o fechamento do mercado.

No dia seguinte, 17 de maio, será realizada a teleconferência para apresentação dos resultados operacionais e financeiros do Inter no 1T22, pelos executivos da companhia, segundo o atual calendário de eventos corporativos.