Com o objetivo de aprimorar a negociação do Tesouro Direto, a partir do dia 13 de setembro de 2021, os investidores poderão fazer o resgate de títulos públicos no mesmo dia. Atualmente, o prazo para que o dinheiro do resgate esteja na conta do investidor é D+1.

A liquidação financeira para o resgate acontecerá no mesmo dia em que o investidor colocar sua ordem de venda desde que realizada até as 13h. Para as operações de resgate feitas após esse horário, a liquidação acontece no dia seguinte ao fechamento da ordem, ou seja, D+1.

Lembrando que a liquidação é a última etapa do processo de resgate, com a efetivação da venda e o pagamento de todo o dinheiro envolvido às instituições financeiras dos investidores do programa.

Mais atrativo e concorrente

"O Tesouro Direto está atento às necessidades dos investidores, desenvolvendo melhorias para aprimorar cada vez mais a experiência do investidor no programa. Essa mudança soma-se às diversas inovações dos últimos anos que tornam o Tesouro Direto uma oportunidade de investimento cada vez mais atrativa e de fácil acesso para a sociedade brasileira", afirma a Secretaria do Tesouro Nacional.

Em fala sobre o assunto, Vinicius Brancher, superintendente de Relacionamento com a Pessoa Física da B3 destacou que "o Tesouro Direto já tinha uma alta liquidez e ficará ainda melhor. É um produto muito atrativo em risco, rentabilidade e liquidez que formam o tripé de um produto de investimento".

Com essa mudança, os resgates do Tesouro Direto se aproximam do prazo de resgate praticado na poupança e em grande parte dos CDBs das instituições financeiras.

Número de investidores cada vez maior

Essa mudança acontece em um momento de aumento significativo no número de investidores no Brasil. Dados divulgados no primeiro trimestre desse ano apontavam que já era cerca de 3,5 milhões de investidores ativos no país. Só em fevereiro, houve um aumento de 120 mil.

Em relação ao Tesouro Direto, irformações divulgadas pelo Tesouro Nacional informam que hoje já são 1,52 milhão de investidores cadastrados. Isso representa um crescimento de 5% em relação a dezembro de 2020.

Em parceria com o Tesouro Nacional, essa é mais uma melhoria para o produto, com o objetivo de atender a uma demanda do mercado que vem exigindo mais.