Não tem como fugir e a solução é planejamento financeiro antecipado. Chegou uma das épocas do ano em que os brasileiros mais contam com despesas extras: material escolar das crianças, IPTU e o IPVA.

Com o desempenho da inflação no decorrer desse ano, já é possível prever que os boletos ficarão mais caros em 2023.

Em 2022, a inflação no Brasil atingiu 5,79% em 2022. E esses juros vão impactar também diversas contas programadas para 2023, como é o caso do IPVA - entenda abaixo.

Dessa forma, os brasileiros já devem começar a se preparar agora para conseguir quitar as obrigações do início de 2023 e não cair em dívidas.

IPVA deve ficar mais caro em 2023

A Secretaria de Fazenda ainda não divulgou o cronograma e as alíquotas do IPVA 2023, mas informações de mercado mostram que os motoristas devem esperar aumento do valor, assim como aconteceu em 2022.

O IPVA depende do preço do veículo anotado na tabela Fipe. O detalhe é que os automóveis estão mais caros nos últimos meses por causa da inflação, então o motorista já deve se preparar para pagar mais caro para regularizar e tirar o licenciamento em 2023.

Outros fatores também podem influenciar a tabela do IPVA no próximo ano, como o desempenho da produção industrial, bem como o avanço do dólar que impacta no valor dos veículos importados, por exemplo.

Neste momento, é importante projetar um imposto maior e aguardar a atualização da Tabela Fipe e liberação dos pagamentos pela Sefaz de seu estado.

Entre em nosso grupo no Telegram para ficar atualizado sobre o IPVA 2023 e outros assuntos!

Planeje-se: pagar IPVA à vista fica mais barato

É interessante tentar economizar de forma antecipada para conseguir pagar o IPVA do veículo logo após a divulgação do cronograma do ano. Isso porque, geralmente, é dado desconto para quem quita o imposto à vista.

Quem mora em São Paulo, por exemplo, ganhou 9% de desconto sobre o valor do IPVA de 2022 se pagou o imposto em janeiro. Já quem deixou para pagar em fevereiro, teve desconto de 5%. Além do débito à vista, o governo paulista também permitiu o parcelamento do imposto em até 5 vezes.

Então, fique esperto para a divulgação do IPVA 2023 em seu estado para tentar pagar um imposto menor - Veja aqui o calendário do IPVA 2023 de todos os estados.

Além da poder pagar mais barato no imposto, seguir o calendário do estado também é importante para quem se encaixa nos casos de isenção do IPVA, como veículos antigos e pessoas com deficiência.

Tabela Fipe: como saber o valor de mercado do meu carro?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é a instituição responsável por calcular e divulgar de forma periódica os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no Brasil.

O resultado da pesquisa feita pela instituição cria a famosa Tabela Fipe, usada em negociações de veículos e para o cálculo do IPVA.

É importante destacar que os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Todavia, para saber quanto o seu veículo está avaliado hoje em dia, entre no site da Fundação e insira a marca, modelo e ano de fabricação.

Pelo site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) você pode consultar o preço dos seguintes automóveis:

  • Carros e utilitários;
  • Caminhões e micro-ônibus;
  • Motos.

- Veja quanto vale seu veículo hoje pela Tabela Fipe oficial

O que é o IPVA?

Sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA é o tributo que motoristas precisam pagar ao estado com base nos veículos que circulam, sejam eles carros, motos, caminhões, ônibus, etc. Porém, não estão englobados por esse tributo os veículos aquáticos, como barcos e lanchas. O IPVA é apenas para veículos terrestres.

Por ser estadual, a arrecadação desse imposto nada tem a ver com a União. Inclusive, de todo o valor que for arrecadado uma parte deve ficar no estado e outra parte vai para os cofres do município em que o veículo está registrado (emplacado).

Porém, cada estado tem autonomia para institui-lo e a alíquota do IPVA também varia - em geral, entre 1% e 6% - com base no valor do veículo. A cobrança é feita uma vez por ano, geralmente entre o fim de dezembro e os primeiros meses do ano.