O IPVA no Rio Grande do Sul em 2022 deve ficar 22,33% mais caro. Em suma, mesmo com essa elevação, as alíquotas do tributo não foram mudadas, o que alterou foi uma alta nos preços usados no cálculo, que tem a tabela FIPE como base.

Quem mais vai ser afetado com o aumento são os caminhoneiros, com uma alta de 25,28%. Em seguida, vem as caminhonetes, as motos, os automóveis, os ônibus e os motorhomes. Em suma, os percentuais no preço do IPVA mudam conforme o modelo do veículo em tabelas publicadas em breve pela FIPE no Diário Oficial da União.

Por conta disso, há a possibilidade de liberar descontos em alguns casos, em outros, entretanto, a elevação pode ser maior que 30%, na comparação com o valor pago de IPVA em 2021. Abaixo, confira os detalhes.

IPVA 2022 deve ficar mais caro no Rio Grande do Sul

As alíquotas do IPVA no Rio Grande do Sul seguem as mesmas. Para os carros, a taxa é de 3%, para motos é de 2% e para os caminhões e ônibus, 1%. Entretanto, as alíquotas serão aplicadas em cima de valores mais altos, já que a tabela FIPE aumentou.

A elevação se deve, por conta da falta de veículos novos no mercado, e da valorização dos seminovos, com a crise dos semicondutores e chips. Da mesma forma que nos anos anteriores, o IPVA de 2022 vai conceder descontos para quem pagar antecipado.

Os contribuintes também poderão contar com o desconto Bom Cidadão e Motorista. As informações sobre os descontos devem ser publicados no mês que vem, pela Receita Estadual.

Médias de elevação do IPVA por tipo de veículo:

  • Automóveis: +21,63%;
  • Caminhonetes e Utilitários: +23,54%;
  • Caminhões: +25,28%;
  • Ônibus e Microônibus: +14,48%;
  • Motos e Similares: +23,13%;
  • Motor - Casa: +10,03%.

Como calcular uma prévia do valor do IPVA?

Para ter uma ideia do valor do IPVA em 2022, é possível consultar a tabela FIPE. Ela é atualizada mês a mês. O IPVA vai ser aplicado sobre os preços de outubro, identificados para os modelos de veículos.

Em suma, os dados ficam disponíveis para a consulta gratuita no site da FIPE. Lá, escolha o tipo de consulta: Carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos. Para os carros, por exemplo, escolha o período de referência, a marca do veículo, o modelo e o ano.

Ademais, o imposto é calculado em cima do valor médio de cada Estado. Entretanto, é possível ter uma ideia pela média nacional. A partir do preço que aparecer na pesquisa, aplique a alíquota do IPVA. No RS, ela é de 3% para carros, 2% para motos e 1% para caminhões e ônibus. Assim, basta multiplicar a Fipe, pelo percentual. E depois, divida o resultado por 100.