O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou que celebrou nesta quinta-feira, 13 de janeiro, contrato para compra de até 100% do capital social da corretora Ideal Holding Financeira e suas subsidiárias.

Segundo o documento divulgado, a aquisição ocorrerá ao longo de cinco anos por meio de duas etapas. Na primeira delas, já adquirindo o controle da empresa, o Itaú vai comprar 50,1% do capital social da Ideal com aporte primário e aquisição secundária de ações em total de R$ 650 milhões aproximadamente.

Já a segunda etapa será realizada após esses cinco anos, quando o Itaú poderá exercer o direito de compra do restante do capital social da Ideal (49,9%).

Mesmo com a aquisição, a gestão e a condução dos negócios da Ideal seguirão autônomas, sem interferências do novo controlador, este que não passa a ter exclusividade na prestação de serviços que a empresa presta.

Totalmente digital e licenciada desde 2019, a Ideal é uma corretora que oferece soluções de trading eletrônico e DMA (direct market access) por meio de plataforma. Segundo o documento divulgado pelo Itaú, a empresa é uma das líderes na B3 em volumes negociados.

Em seu site, a Ideal explica que oferece acesso a todos os produtos financeiros listados na B3, desde ações até Fundos de Investimentos Imobiliários (FII).

Com a aquisição, o Itaú reforça seu ecossistema de investimentos no setor que está em alta atualmente. Dentre os benefícios esperados com a operação, segundo o banco, estão:

  • Aproveitamento do talento e expertise dos profissionais da Ideal, que são reconhecidos pela alta capacidade de inovar nesse setor;
  • Oferta de produtos e serviços financeiros (broker as a service) em modelo B2B2C por meio da plataforma white label;
  • Possível aceleração da entrada no mercado de agentes autônomos de investimentos;
  • Aperfeiçoamento na distribuição de produtos de investimentos para clientes pessoas físicas.

- Veja o fato relevante sobre a aquisição da Ideal pelo Itaú Unibanco.

Cotação do Itaú - ITUB4

As ações preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4) estava negociadas a R$ 23,64 até por volta das 13h58min desta quinta-feira, 13, com alta de 1,68% em meio ao anúncio da aquisição da Ideal.

O Itaú saiu de 2021 com uma queda de 17,37% nas ações ITUB4, mas agora em janeiro de 2022 acumula uma valorização de 11,05% até agora.