Com base na Lei do Aprendiz, o programa Jovem Aprendiz visa promover a inclusão social e profissional de jovens na faixa etária de 14 a 24 anos de idade, em especial, na aquisição do primeiro emprego. Segundo a lei, as empresas de médio e grande porte devem disponibilizar vagas de aprendizes no quadro de funcionários.

Em suma, o Jovem Aprendiz é um trabalhdor que está regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e tem direito a quase todos os direitos e benefícios que um trabalhador de formal tradicional. É o caso das férias depois de 12 meses de trabalho, as quais o menor de 18 anos precisa tirar durante o período de recesso escolar.

Além disso, o Jovem Aprendiz tem direito a benefícios trabalhistas e previdenciários. Tais como o 13º salário, o seguro-desemprego, FGTS, e vale transporte. Em suma, é uma ótima forma de iniciar uma carreira profissional, ainda mais para quem ainda não conseguiu uma oportunidade.

Quem tem direito ao Jovem Aprendiz?

O programa se direciona aos jovens entre 14 e 24 anos de idade. Para participar do Jovem Aprendiz, o adolescente precisa passar por uma capacitação que o empregador irá disponibilizar.

Ademais, os critérios gerais para participar são os seguintes:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Ser estudante do ensino fundamental ou médio;
  • Nunca ter participado do programa antes;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Não ter nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Possuir entre 4h a 6h diárias disponíveis.

Por fim, quem já concluiu o ensino médio ou está matriculado em algum curso do ensino superior também pode ser contratado como Jovem Aprendiz. Entretanto, para isso, é necessário que todos os outros critérios de elegibilidade sejam cumpridos.

Inscrições do Jovem Aprendiz disponíveis

Atualmente, a Caixa, o Bradesco e o Itaú estão com vagas disponíveis. Abaixo, confira os detalhes.

Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das instituições financeiras públicas mais conhecidas de todo o Brasil. Sendo assim, as vagas do Jovem Aprendiz do local são bastante disputadas. Através deste link, você confere a lista de entidades aprceiras, e todos os detalhes para se inscrever no programa.

Bradesco

Para se candidatar a uma vaga, é necessário seguir este passo a passo:

  1. Entre no site oficial de contratação do Bradesco;
  2. Em seguida, no filtro disponível, selecione "Banco de Talentos - Aprendiz";
  3. Logo após, informe sua região e clique em "Buscar";
  4. Depois disso, as oportunidades em aberto serão mostrada. Se você tiver interesse em alguma vaga, clique sobre a vaga;
  5. Em seguida, leia tudo com atenção e para se inscrever, vá em "Candidatar-se agora";
  6. Por fim, um formulário de 5 etapas será exibido. E assim, basta preenchê-lo com atenção e enviar para concorrer à vaga.

Itaú

Para se inscrever nas vagas de Jovem Aprendiz do Itaú, é necessário clicar neste link. Em seguida, clique em Inscrever-se, e preencha os dados solicitados.