Será que o limite do cartão de crédito aumenta de forma automática? Em suma, essa pergunta é muito complexa, já que cada banco faz a sua própria política. Apesar disso, existem alguns pontos em comum.

Em geral, obter mais limite no cartão pode não ser fácil, então se isso for feito de forma automática, pode facilitar muito a nossa vida. Diante disso, siga a leitura deste artigo, e entenda tudo o que você precisa saber sobre como o limite do cartão de crédito aumenta.

Dessa forma, você ficará a par de tudo que acontece no que diz respeito ao gerenciamento do seu limite e cartão de crédito.

Como o limite do cartão de crédito funciona?

Não existe uma regra para a definição do seu limite. Apesar disso, existem algumas táticas que você pode usar para isso.

Para que o banco determine o valor a ser disponibilizado, ele avalia a sua renda pessoal, a sua capacidade de pagamento, bem como o comprometimento da renda.

Além disso, ele considera o seu comportamento financeiro nos últimos anos, através do seu score nas plataformas de proteção ao crédito, SERASA ou Boa Vista.

Os bancos também comparam o que entra e o que sai da sua conta, para então definir um limite que você seja capaz de pagar, sem que haja o risco de inadimplência.

Como aumentar o meu limite de crédito?

Assim como a definição do limite, não há uma fórmula máxima para aumentar o seu limite de crédito no cartão. Em geral, você precisa conquistar a confiança do seu banco ou instituição financeira.

A partir do momento que ele compreende que você está comprometido com as suas contas, você vai receber mais crédito. É por isso que em algumas situações, o limite inicial é muito baixo: você ainda precisa desenvolver uma relação de confiança com aquele que te dá crédito.

Outra recomendação importante é pagar os seus boletos de forma integral, e o mais importante: sem atraso. Ainda mais se uma dessas contas for a fatura do seu cartão de crédito.

Além disso, outra dica importante é movimentar a sua conta corrente. Ou seja, quanto mais entra dinheiro na mesma, mais o banco compreende que você é capaz de arcar com um limite maior.

Por fim, tenha em mente que não adianta ultrapassar o limite na expectativa que ele aumente. Em geral, essa tática não dá certo, e costuma ter o efeito oposto.

Afinal, o limite aumenta automaticamente?

Em algumas instituições e bancos, são realizadas novas análises de forma periódica. Logo, isso pode levar a um aumento automático no seu limite, sem a necessidade de fazer um pedido.

Em geral, isso acontece quando você segue boas práticas financeiras durante algum tempo. Ademais, algumas companhias disponibilizam a opção de "ajuste automático" para o limite de crédito ofertado.

Outras meios de aumentar o limite de crédito

Como dito acima, há algumas boas práticas que podem aumentar o limite do seu cartão de crédito. Abaixo, confira algumas delas:

1. Use o seu cartão

Não usar o cartão por medo de gastar não vai fazer com que o seu limite aumente. A dica é usar o mesmo de forma regular, mas com sabedoria. Em geral, essa atitude aumenta a sua credibilidade e histórico de bom pagador.

2. Não atrase a sua fatura

Se você deseja aumentar o seu limite, sempre mantenha o pagamento da sua fatura em dia, e jamais atrase o pagamento da mesma. E sempre que possível adiante algumas parcelas. Assim, você demonstra ao banco, que está comprometido com a sua vida financeira, e pode lidar com uma possível alta de limite sem se endividar.

3. Atualize a sua renda

Se ocorrer alguma mudança na sua vida financeira, o banco precisa saber disso. Ou seja, é importante manter todos os seus dados atualizados, em especial, a sua renda financeira. Sendo assim, se você receber um aumento de salário, por exemplo, adicione a sua nova quantia mensal ao seu contrato.

4. Não parcele em muitas vezes

Outra dica importante é não comprometer muito grande parte do seu limite. Em suma, opte por parcelar em até 3x ou 5x no máximo. E se você quiser realizar uma compra grande, de eletrodoméstico, por exemplo, se organize para fazer o pagamento em menos tempo.

5. Mantenha o seu score alto

O score nas plataformas de proteção ao crédito, como o Serasa, são uma das fontes primárias de análise para a determinação do seu limite. Por isso, é importante manter o seu score acima de 600 no mínimo.

A pontuação vai de 0 a 1.000 e quanto mais próximo do topo você estiver, melhor. Abaixo, compreenda como o banco entende o seu score:

  • até 300, alto risco de inadimplência;
  • de 300 a 700, risco médio de inadimplência;
  • acima de 700, baixo risco.