Por acaso já aconteceu com você de aparecer uma compra em seu cartão de crédito que não lembre de ter feito? Ou então fez uma compra mas o produto não chegou? Não deveria, mas isso pode acontecer.

Quando alguma dessas situações acontecem, o recomendado é que, em primeiro lugar, faça contato com o estabelecimento comercial que foi realizada a compra em seu nome. Porém, caso o problema não seja solucionado, você deverá contestar a compra direto na instituição financeira. A seguir saiba como contestar uma compra feita no cartão de crédito.

O que é contestação de compra?

A contestação de compra é um procedimento que serve para auxiliar os clientes que não reconhecem transações feitas em seu cartão de crédito ou que compraram algum produto que não foi entregue como combinado. O banco ou instituição financeira que emitiu o cartão irá abrir uma contestação desta compra específica junto com o estabelecimento para que seja avaliado se será ou não feita a devolução dos valores para o cliente.

Quando uma contestação é aberta, o emissor do cartão apresenta as provas enviadas pelo cliente de um problema com aquela operação financeira. Vai ser com base nessas provas enviadas pelo dono do cartão que será decidido se a contestação será aceita ou não pelo banco emissor do cartão.

Se o cliente ganhar o pedido de contestação, o valor da compra é devolvido em crédito caso o boleto tenha sido pago, ou retirado da cobrança se o boleto estiver em aberto. Se a loja ganhar, a cobrança será considerada devida, ou seja, vai permanecer na fatura. Em algumas situações, logo depois da análise interna, o emissor do cartão lança o valor contestado em crédito na fatura do cliente.

Quando devo contestar uma compra?

As situações mais comuns para a contestação de compra são:

  • Se aparecer alguma compra não reconhecida pelo cliente na fatura do cartão;
  • Quando um produto for entregue com defeito ou, até mesmo, quando não for entregue conforme combinado.

Como contestar as compras do cartão de crédito?

Como vimos, primeiro é recomendado que o cliente procure o estabelecimento onde a compra foi realizada e peça o cancelamento da compra. É importante dizer que, na maioria dos casos, o problema é solucionado em até 2 dias após a solicitação do pedido de estorno dos valores. Em alguns casos é possível que leve até 15 dias.

Reúna provas para o pedir a contestação, como foto da cobrança no cartão, comprovante de atraso da entrega ou o produto em mau estado, ou até o protocolo da conversa tentando resolver com o estabelecimento. Com essas informações, entre em contato via telefone ou e-mail com a operadora que administra o seu cartão de crédito.

Como contestar uma compra no app dos bancos?

Para contestar a compra, o cliente deve selecionar o motivo que deseja contestar a compra, relatar o que aconteceu com o seu pedido/compra e anexar todos os documentos que podem ser usados como provas.

Vale lembrar que a contestação da compra pelo aplicativo de seu banco não faz com que ela seja cancelada no mesmo momento. O procedimento faz com que o a as equipes do emissor do cartão saibam do ocorrido e desta forma possam te ajudar a resolver.

Após esses procedimentos, fique atento ao seu e-mail para averiguação de uma solução.