A segurança é uma condição extremamente importante para quem usa cartões. É dito isso, pois esse é um meio de pagamento que, se em mãos erradas, pode acarretar em muitos danos financeiros. E assim, um dos itens que ajuda a deixar o cartão mais seguro é o CVV.

Por isso, compreender o que é o CVV, para que ele serve, e como achar o mesmo em cartões, auxilia em vários momentos, como por exemplo, nas compras online, já que é uma prática comum que o CVV seja solicitado para fazer pagamentos em sites, por exemplo.

Também é importante que você nunca compartilhe informações de cartões de crédito ou débito com ninguém, especialmente o CVV, entre outros números e dados que estão impressos no cartão. Abaixo, enteda as razões.

O que é CVV?

Quem usa um cartão de crédito no dia a dia já notou que ele é composto por vários números. O principal aparece em um grupo e possui 16 números identificadores (em 4 blocos de 4 números). Entretanto, existe outro número, composto por 3 dígitos, que também é extremamente importante: o CVV.

Mas afinal o que é a sigla CVV? Em suma, ela significa Card Verification Value, ou valor de verificação de cartão em tradução livre. Ele se trata de um código de segurança que está presente em qualquer cartão de crédito ou débito.

O código é um recurso adicional de segurança, para que uma transação seja realizada de forma segura, sem a exigência de adicionar a senha do recurso. Além de você não precisar adicionar a senha, o código contribui para que somente quem está com o cartão em mãos, possa fazer uma compra online, por exemplo.

Ademais, vale ressaltar que algumas empresas de bandeiras de cartões trazem outro nome para esse código: o CVC, que significa Card Validation Code, ou seja, código de verificação do cartão.

Para que serve o CVV do cartão?

O CVV é um código que visa dar mais segurança nas transações com cartões de crédito ou débito, que possibilitam inserir informações dos meios de pagamento para finalizar compras ou contratação de serviços. Ou seja, se trata de um recurso adicional para que as informações do cartão estejam seguras.

Sendo assim, o CVV é uma forma de reduzir as chances de roubos no cartão, pois somente com o número do código será possível finalizar as compras em lojas virtuais. Isso acontece porque esse dado sempre é solicitado em formulários ou páginas de compra.

Além do número do cartão, nome do titular, e data de vencimento, é preciso informar o código de segurança do cartão para terminar a compra. Ele substitui a senha que é usada, por exemplo, em estabelecimentos físicos, nas maquininhas de cartão.

Para que você não precise informar a sua senha para a loja online na qual você vai fazer a compra, é usado o CVV. A numeração não aparece em nenhum outro local, além do cartão físico ou no cartão de crédito virtual.

Medidas de segurança

Entretanto, mesmo com a camada a mais de segurança, é importante adotar medidas que protegem também os dados dos seus cartões. Entre eles, está o CVV. Sendo assim:

  • Não empreste o seu cartão para alguém;
  • Jamais tire fotos, nem publique imagens da frente e do verso do cartão;
  • Não anote as informações do cartão em local nenhum;
  • Não informe os dados do seu cartão por redes sociais ou conversas em aplicativos;
  • Quando usar o cartão físico, evite máquinas quebradas;
  • Análise se o site de compra é realmente seguro;
  • Se você for vítima de furto ou roubo, bloqueie os seus cartões.

Onde fica o CVV?

O código aparece no verso de forma padronizada, em um campo somente para ele. Isso acontece, para que você não confunda outros números nessa área para não confundir. A única exceção é o cartão American Express. Ele tem o CVV na parte da frente, com 4 números ao invés de 3.

E no cartão de crédito virtual, onde fica o CVV?

No caso dos cartões de crédito virtuais, gerados de forma totalmente eletrônica através de aplicativos ou sistema de banco, o CVV está na mesma tela na qual são apresentadas as outras informações do cartão.

Vale destacar que, de forma geral, o CVV do cartão virtual se difere do cartão físico. No caso de cartões virtuais temporários, disponíveis em algumas instituições, o código de segurança é mudado a cada geração virtual de cartão.

Cuidados na compra online

Apesar do CVV ou equivalente funcionar como uma segurança ao comprador, ainda é necessário ter cuidado ao fazer uma compra online, para não cair em nenhum tipo de golpe.

O primeiro passo é ver se o local em que está comprando é confiável. Além disso, sempre busque referências da loja em redes sociais, ou até mesmo com conhecidos que já tenham realizado algum tipo de negócio nessas páginas.

É importante também, ver se a página tem informações que você pode usar como serviço de atendimento ao cliente, por telefone ou outro meio. Outra dica importante, é ver a reputação da loja nos sites como o Reclame Aqui, para ver se ela está associada às compras fraudulentas, ou roubo de produtos.