É inegável que os aplicativos de bancos são uma das ferramentas que mais transformaram a nossa vida na era digital. Eles simplesmente permitem que tudo seja resolvido sem sair de onde você está, na palma da mão, muitas vezes com poucos cliques, desde abrir uma conta até solicitar um cartão ou um empréstimo ou então fazer uma aplicação financeira.

Muitos bancos, inclusive, já nem contam com agências físicas, como é o caso do Nubank, do Inter, do C6 Bank, entre outros, que já são queridinhos da população e frequentemente quebram com aquelas que era consideradas as normas padrão para os bancos. E boa parte da população já se adaptou a eles e faz uso frequente dessa ferramenta.

Por tudo isso, os apps de banco se tornaram importantes. Eles oferecem muito, mas também se espera bastante deles não é mesmo? E na hora de escolher em qual banco abrir uma conta, por exemplo, saber se o app funciona adequadamente e atende as necessidades do cliente, acaba sendo um ponto muito importante.

Por isso, nesse artigo o Poupar Dinheiro te traz um ranking. Abaixo, confira quais são os apps mais bem avaliados hoje pelo público.

Os aplicativos de bancos na história

Itaú Unibanco foi o primeiro a lançar um aplicativo, ainda em 2008. As funções na época do lançamento eram de consultas simples de saldos e extratos. Com o passar do tempo, em 2016, o Itaú se tornou também o primeiro banco grande a permitir abertura de contas por app.

Mas a digitalização dos bancos sofreu uma grande revolução mesmo com o surgimento das fintechs, em meados dos anos 2010 e na medida em que os smartphones foram se tornando mais acessíveis à população, estabeleceu-se uma nova forma de se relacionar com os bancos.

Entre as principais mudanças que os bancos digitais trouxeram, estão as contas correntes gratuitas, os cartões de crédito sem anuidade, rendimento acima da poupança na própria conta corrente e muitas vezes com liquidez diária. Com o tempo os serviços financeiros também foram expandidos para uma parcela da população interessada, curiosa ou ao menos aberta a ideia de investir.

Assim, dados de 2019 mostram que já há três anos os brasileiros passaram cerca de 3 horas e meia, em média, utilizando aplicativos de banco, um índice 35% maior do que em 2017. Em meio à pandemia isso só cresceu e hoje, especialmente porque hoje muitas plataformas oferecem muito mais do que serviços financeiros, mas também de educação, por exemplo (NuEnsina é um exemplo), esse já é o tempo médio dedicados aos app por semana.

E apenas a título de curiosidade, segundo uma pesquisa realizada pela State of Mobile 2022, o app bancário mais utilizado em 2021 foi o do Nubank. Já entre os apps mais baixados estão o Banco Pan em primeiro, o Iti Itaú na segunda posição e o C6 Bank em terceiro. Veja abaixo quais são os mais bem avaliados.

Apps de bancos com as melhores avaliações

A melhor forma de avaliar um aplicativo de banco é por meio do Google Play e da Apple Store. Dessa forma, é possível extrair as informação direto de quem realmente usa, ou seja, os clientes.

Abaixo, veja a nota que foi dada pelos proprios usuários a cada um dos principais apps de bancos, na Google Play. Vale lembrar que a nota é de 1 a 5 estrelas.

  • Inter: 4,8
  • Sicredi: 4,8
  • Sicoob: 4,8
  • Nubank: 4,7
  • Banco do Brasil: 4,6
  • Bradesco: 4,6
  • PagBank: 4,5
  • Iti (Itaú): 4,5
  • Itaú: 4,5
  • Will Bank: 4,4
  • Caixa: 4,4
  • Santander: 4,4
  • Digio: 4,4
  • Agibank: 4,3
  • Banco Pan: 4,0
  • BMG: 4,0
  • C6 Bank: 3,9
  • next: 3,9
  • Neon: 3,7

Ranking de reclamações do BC

Na outra ponta, existe também um ranking de reclamações, sabia? A cada trimestre o Banco Central divulga esses dados formado a partir das demandas do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central: internet, correspondência, presencialmente ou telefone (145).

Participam do Ranking os bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.

O último ranking é do 1º trimestre de 2022 os motivos para essas reclamações não são apenas o aplicativo, mas se você está procurando saber mais sobre o seu banco ou está procurando o melhor deles para abrir uma conta, é sempre interessantes saber quais são os mais queridos e os menos.

Veja abaixo o último ranking divulgado:

Instituição Índice Reclamações procedentes Clientes
C6 Bank 77,99 1.265 16.218.908
BTG Pactual/Banco Pan 68,20 1.290 18.913.034
Inter 48,85 833 17.049.709
BMG 47,20 489 10.358.318
Santander 27,37 1.589 58.048.730
Bradesco 25,22 2.587 102.567.618
Mercado Crédito 24,96 800 32.050.707
Original 21,59 822 38.069.786
Pagbank/PAgseguro 14,87 345 23.191.620
Caixa Econômica Federal 13,17 1.911 145.044.033
Banco do Brasil 12,32 891 72.316.273
Itaú 12,26 1.136 92.631.221
Votorantim 8,17 179 21.892.612
Nubank 7,48 4100 54.748.336
Midway 2,87 31 10.786.244

- Confira o ranking e os detalhes dele na íntegra.